No dia 29 de setembro Gondomar virou uma página. O ciclo de Valentim Loureiro foi encerrado e de 11 freguesias o concelho passou a ter apenas sete. Entre Presidentes de Junta eleitos e reeleitos, Gondomar passou a ser governado por uma onda socialista que não se alargou somente a dois territórios agregados: Fânzeres e S. Pedro da Cova e Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim. O Vivacidade falou com os autarcas e procurou conhecer as propostas para os próximos quatro anos de executivo.
De Rio Tinto à Lomba, os eleitores foram a votos no dia 29 de setembro. A certeza era uma: com a contagem ao final do dia teria início um novo ciclo. O Partido Socialista foi o grande vencedor da noite, com a eleição do novo Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, do Presidente da Assembleia de Gondomar, Carlota Teixeira, e de cinco dos sete Presidentes de Juntas e Uniões de Freguesia.

Reeleição com vitória histórica em Baguim do Monte
Nuno Coelho foi reeleito com maioria absoluta em Baguim do Monte. Os baguinenses resolveram reforçar a votação do autarca socialista eleito pela primeira vez em 2005. Em entrevista ao Vivacidade, o presidente da Junta de Freguesia caracterizou esta vitória como “um resultado histórico”. “Transmite-nos um conforto ainda maior, mas também nos obriga a não defraudar a população”, refere Nuno Coelho. O mandato agora será, na opinião do socialista, de “concretização” e o principal objetivo, o Centro de Saúde de Baguim do Monte. “Temos o terreno e o projeto. A Câmara quer avançar com a construção, mas está à espera que o governo permita desbloquear o dinheiro”, explica. Mas não é só na saúde que Nuno Coelho pensa. “Temos também outros projetos, como as escolas primárias onde queremos colocar a Casa da Cultura e Juventude e de apoio ao Movimento Associativo, que é fundamental. Na outra escola queremos colocar uma divisão da PSP”, afirma.

A CDU está preparada para gerir Fânzeres e S. Pedro da Cova
“A maioria absoluta muito significativa, nesta freguesia, é resultado de um bom trabalho e do reconhecimento do projeto que apresentámos às pessoas”, começa por referir Daniel Vieira, reeleito para S. Pedro da Cova pela CDU mas que agora tem pela frente uma realidade diferente com a agregação à freguesia de Fânzeres. A garantia da “mesma atenção” às duas freguesias é dada pelo autarca que pretende começar por uniformizar procedimentos e um conjunto de taxas. Já sobre a relação com o novo presidente da Câmara, Daniel Vieira espera encontrar um novo entendimento com as Juntas de Freguesia e manter as relações institucionais positivas.