
É um “misto de puzzle e ação”, explica um dos criadores do ZEZ, o mais recente jogo para dispositivos iOS [da Apple] criado por um jovem de Fânzeres. Pedro Ribeiro teve uma ideia, criou uma empresa e convidou um amigo para trabalhar. O resultado está, desde o dia 11, à vista de quem tiver um iPhone, iPad ou iPod. É gratuito na App Store e já está em destaque em mais de 150 países.
Pedro Ribeiro vive em Fânzeres e completou grande parte da sua formação académica no concelho de Gondomar. Completou a licenciatura em Engenharia Eletrotécnica na Universidade do Porto e rapidamente arranjou emprego numa conceituada empresa da área. O gosto pelos jogos e programação levou-o a criar – há três anos – o seu primeiro jogo para dispositivos móveis com sistema operativo Android. Sozinho produziu um total de três jogos, mas a ambição e o gosto pessoal levaram-no a abandonar o emprego e criar uma empresa, a Artbit Studios.
Um jogo de 60 segundos
Tendo em conta o sucesso dos jogos que tinha criado anteriormente, Pedro Ribeiro decidiu contratar um amigo, José Vaz, para juntos desenvolverem uma ideia nova. Assim, surgiu o ZEZ, um jogo de apenas 60 segundos que combina puzzle e ação e onde o protagonista é um gato. O conceito é “pôr um gato a destruir robots”, tendo um minuto para o fazer, através de combinações. O objetivo é, ao fim desse tempo, obter a pontuação mais elevada e deixar o inimigo “KO” com um soco. Durante o jogo, o pequeno gato ZEZ é projetado em altura, com um murro e vai subindo um edifício à medida que destrói os robots, com as combinações. Quanto maior for a altura alcançada pelo gato, mais aparatosa e destruidora será a queda e maior destruição deixará no inimigo.
“Queríamos fazer um jogo para as massas, para todo o mundo”
Para Pedro Ribeiro e José Vaz, o resultado foi o esperado. “É um orgulho produzir um jogo assim”, comentam. José Vaz desenhou o jogo completo e tentou fazer da personagem principal um “gato fofo” para que o público–alvo o “adorasse”. “Tentámos criar uma ligação afetiva com o jogador, através do gato”, disse. Para isso, serviu-se da inspiração de outros desenhos animados como “Dragon Ball” e “Powerpuff Girls”. “O tempo também permitiu amadurecer a ideia do jogo”, refere José, também conhecido por “Zez” e que, de certa maneira, deu o nome à aplicação.
Já Pedro, tratou de toda a programação e tentou criar algo único. “Não há nenhum jogo exatamente como o nosso e isso é muito bom de se saber, tendo em conta que o mercado dos jogos já está muito saturado”, explica Pedro ao Vivacidade. “Queríamos fazer um jogo para as massas, para todo o mundo. Que permitisse que homens, mulheres, crianças, adultos, jogadores e pessoas que nunca tivessem jogado conseguissem facilmente entender e jogá-lo”, esclarece.
“O trabalho não acaba aqui”
Apesar de já ter sido lançado na plataforma da Apple no dia 11 de janeiro, a ideia é, em caso de sucesso, desenvolver a aplicação para outros dispositivos, nomeadamente os Android, da Google. Para já, a gratuitidade do jogo é garantida e “apenas quem quiser desbloquear conteúdo extra é que terá que pagar”. “O trabalho não acaba aqui”, garantem os empreendedores da Arbit Studios. O passo seguinte é “criar mais conteúdo para desbloquear e tentar puxar pela competitividade do jogo, através da ligação ao Facebook”. Por agora, os criadores do ZEZ pretendem espalhar o jogo pela Internet e contar com o feedback dos jogadores.
I’m really enjoying the design and layout of your site.
It’s a very easy on the eyes which makes it much more
pleasant for me to come here and visit more often. Did you hire out a designer to create your theme?
Outstanding work!
Thank you for the good writeup. It in fact was a amusement account
it. Look advanced to more added agreeable from you! By
the way, how could we communicate?
After exploring a few of the blog posts on your site, I seriously like your way of blogging.
I bookmarked it to my bookmark webpage list
and will be checking back in the near future. Take a look at
my web site too and let me know your opinion.
May I simply say what a relief to uncover somebody that genuinely knows what they are discussing on the web.
You definitely know how to bring an issue to light and make it important.
More and more people ought to look at this and understand this side
of the story. I was surprised that you’re not more popular
given that you most certainly possess the
gift.
Magnificent beat ! I wish to apprentice while you amend
your website, how can i subscribe for a blog website?
The account helped me a acceptable deal. I had been tiny bit acquainted of this your broadcast provided bright clear concept
If you desire to grow your familiarity only keep visiting this web page and be updated with the latest news posted here.
I visited multiple web pages except the audio feature for
audio songs present at this website is really marvelous.