Próxima Edição - 26 de Janeiro

3.7 C
Gondomar
Terça-feira, Janeiro 31, 2023

Atletas da Rodabike levam Gondomar ao pódio

Também pode ler

Rodabike
Mário Fernandes é o diretor desportivo da Rodabike e propietário da loja de biciletas com o mesmo nome

Nasceu em 2006, em Gondomar, e já trouxe várias medalhas para o concelho. A Associação Ciclismo Rodabike Gondomar corre com sete atletas nas modalidades de BTT (XCO e XCM) e ciclocrosse.

Mário Fernandes é o diretor desportivo da Rodabike, a equipa gondomarense que nasceu há oito anos com o mesmo nome da loja de bicicletas de que Mário é proprietário. O dirigente corre em competição há 20 anos e na época passada foi segundo em tudo, no escalão de Master B, mas não está totalmente satisfeito. “Fui vice campeão do Minho, vice campeão no Porto e vice campeão nacional. Mas o segundo é o primeiro dos últimos. Já não fico contente com o segundo. Já ando atrás do objetivo de ser campeão nacional há bastantes anos”, explicou ao Vivacidade. “Queremos sempre mais e é isso que nos faz trabalhar mais”, acrescentou Mário Fernandes.
Mas não é só do diretor desportivo de que a equipa gondomarense se pode orgulhar. Com um total de sete atletas nos escalões de Master A, B, C e um elite e cadete, a Rodabike já arrecadou várias vitórias a nível regional e nacional.

João Rocha em estágio na Seleção Nacional

Integrado no estágio da Seleção Nacional, o cadete João Rocha foi muito recentemente campeão nacional em Ciclocrosse, no dia 12 de janeiro em Benedita, Alcobaça. “A Rodabike já tem um nome bem marcado a nível nacional”, referiu, orgulhoso, Mário Fernandes, e “o cadete ganhou tudo o que havia para ganhar”.
Quanto aos treinos, o dirigente que coordena a equipa, revelou que são quase diários. “Em sete dias, treinamos seis e por trás dos prémios estão muitas horas de trabalho, muito sacrifício e muitas regras”, disse. “A base do treino passa sempre pela bicicleta de estrada. Depois existe o treino técnico, feito para cada modalidade”, explicou ainda.
José Soares vive em Rio Tinto e é a mais recente aquisição da Rodabike. Corre pela categoria elite e começou a correr esta época por Gondomar. “Pertencia ao BTT Matosinhos mas vim para aqui por ser de Gondomar e pela amizade. As exigências da Rodabike são maiores e é tenho um orgulho muito grande em participar nesta equipa” afirmou ao Vivacidade.

Rodabike2
A Rodabike é uma equipa gondomarense com oito anos de existência

Modalidades, explicadas por Mário Fernandes

XCO (Cross Country Olimpic) é uma modalidade de monte. A parte técnica é a mais importante. É a única modalidade olímpica que existe ligada à bicicleta de todo o terreno. É a rainha das modalidades de BTT.
XCM é um pouco como XCO mas numa extensão maior. De 60 a 70 quilómetros. Baseado mais na resistência.
Ciclocross é uma modalidade de inverno que normalmente serve para preparação e lançamento das outras que vêm a seguir. Ao nível técnico não é tão exigente porque é feito numa bicicleta de estrada que não tem suspensões e o circuito é com muita lama. Em certas alturas temos que transportar a bicicleta às costas.

Mais artigos

11 COMENTÁRIOS

  1. Hey There. I discovered your weblog the use of msn. This is an extremely neatly written article.
    I will make sure to bookmark it and come back to learn more of your helpful information. Thank you for the post.
    I’ll certainly comeback.

  2. Do you mind if I quote a few of your articles as long as
    I provide credit and sources back to your blog?
    My blog is in the very same niche as yours and my users would genuinely benefit from some of the information you
    present here. Please let me know if this okay with you.
    Many thanks!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias