Próxima Edição - 21 de outubro

13.8 C
Gondomar
Sábado, Outubro 16, 2021

Deputados do PS Porto questionam Governo sobre alteração da referenciação hospitalar de Gondomar

Também pode ler

Faculdade Medicina
Referenciação hospitalar da população de Gondomar passou do Hospital de São João para o de Santo António

O PS realçou ainda que a vontade dos doentes e familiares, tratados anteriormente na unidade hospitalar de São João, foi posta em causa de forma “abrupta e imperativa”.

Fernando Jesus e Luísa Salgueiro eleitos pelo PS Porto questionaram, no dia 12 de março, o Governo sobre a alteração da referenciação hospitalar da população de Gondomar do Hospital de São João para o de Santo António, no Porto. Os dois políticos afirmam que “a vontade dos doentes e familiares, tratados anteriormente na unidade hospitalar de São João, foi posta em causa de forma abrupta e imperativa” e consideram que esta alteração provocou “fortes” constrangimentos à população.
A Administração Regional do Norte (ARS Norte) deliberou, em 2009, que o encaminhamento dos doentes pertencentes ao Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Gondomar passaria a fazer-se para o Hospital de Santo António, terminando a referenciação para o Hospital de São João.
A título de exemplo, referem que a zona da Areosa, em Rio Tinto, com mais de 50000 habitantes, está a 700 metros do Hospital de São João e a sete quilómetros do Santo António. Consideram, por isso, que é gasto o triplo do tempo, consumo de combustível e custos de deslocações. Por esse motivo, os parlamentares defendem que a referenciação dos doentes de Gondomar deveria ser objeto de reponderação.

- Publicidade -spot_img

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias