No dia 25 de novembro, a Casa da Juventude de Gondomar comemorou o 10.º aniversário. A festa foi feita pelos mais jovens e contou com a presença da vereadora da Juventude, Sandra Brandão.
“Estes espaços têm cada vez mais importância, tendo em conta a situação económica que o país atravessa. Verifica-se que as famílias precisam cada vez mais de apoio socioeconómico e de suporte familiar e as Casas da Juventude têm cada vez mais um papel ativo nessa

ajuda”, disse ao Vivacidade, Sandra Brandão, vereadora da Juventude da Câmara de Gondomar à margem da celebração do 10.º aniversário da Casa da Juventude de Gondomar.
O primeiro espaço do concelho dedicado aos mais jovens foi inaugurado em 2004 e é cada vez mais procurado, sobretudo depois das aulas. “Através das Casas da Juventude temos conseguido pôr os jovens a interagir com iniciativas do gabinete da Juventude, como foi o caso da Noite Branca de Gondomar, em que colaboraram na decoração”, afirmou Sandra Brandão.
A vereadora revelou ainda um dos objetivos do executivo

municipal, “poder ter uma Casa da Juventude em cada freguesia”.
Por sua vez, Maria José Luz, responsável pela Casa da Juventude de Gondomar desde 2009, considera o espaço “um local onde os jovens participam ativamente nas atividades e gostam de estar”.
“Estamos a chegar a um ponto em que já não precisamos de convidar pessoas de fora da Casa para fazer uma festa. Já conseguimos festejar apenas com os elementos aqui da Casa”, sublinha a responsável.
Gondomar tem atualmente três Casas da Juventude (S. Cosme, Rio Tinto e S. Pedro da Cova) à disposição dos gondomarenses.