
“Um final feliz” é o que a LIPOR, o Município de Gondomar e os restantes parceiros esperam para os lixos recolhidos este Natal, através de uma campanha conjunta. O Vivacidade quis saber quais as mudanças na recolha de resíduos na época natalícia e qual o destino final dos mesmos na “época alta” da produção de lixos. José Fernando Moreira, vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Gondomar encara o futuro com “otimismo” e traça estratégias para o aumento da taxa de reciclagem no concelho.
Qual o principal objetivo desta campanha para a recolha dos lixos neste Natal?
Esta campanha surge no âmbito da estratégia conjunta que o Município de Gondomar e os restantes parceiros da LIPOR definiram sobre a abordagem da temática dos resíduos. Nas nossas casas cerca de 80% dos resíduos que são gerados têm potencial para serem reciclados ou valorizados, mas na realidade só uma pequena parte é que está a ser separada. Importa saber que os resíduos que não são separados são sujeitos a um tratamento de eliminação que sai muito caro aos municípios e, por conseguinte, aos munícipes através da fatura mensal da tarifa de resíduos. Assim, é com o objectivo de sensibilizar a população para a necessidade de olharmos os resíduos como algo que ao ser encaminhado para reciclagem, adquire valor e deixa de ter um custo, que surge a campanha ‘Neste Natal até o lixo pode ter um final feliz – Hoje separamos muito com a sua ajuda poderemos separar ainda mais’.
O cenário que se verificava anteriormente no dia 25 de dezembro, com uma recolha insuficiente ou inexistente dos lixos, pode voltar a repetir-se?
Todos estamos conscientes do que era o cenário em determinadas épocas festivas anuais, no que respeita à recolha dos lixos. Este executivo quando chegou à Câmara Municipal, há pouco mais de um ano, encontrou um novo operador a trabalhar na área da recolha dos resíduos e da limpeza urbana, no âmbito da contratualização de uma prestação de serviços. Consideramos que houve um período de transição e de adaptação da empresa prestadora de serviços, em que algumas coisas não correram tão bem, e é por esse motivo que conjuntamente estamos empenhados em melhorar e que naturalmente este Natal já será visível, com um reforço das recolhas.
Quando serão feitas as recolhas no dia e véspera de Natal?
A recolha dos resíduos praticamente não irá ser afetada, encontrando-se já concertado com o nosso prestador de serviços [Rede Ambiente] o plano de trabalhos. No dia 24, para os circuitos diurnos a recolha será efetuada da parte da manhã e para os circuitos que habitualmente se realizam à noite será efetuada da parte da tarde. No dia 25 não haverá a recolha, prevendo-se eventualmente existir um circuito que possa atuar em zonas de maior produção de resíduos. No dia 26 a recolha será efetuada normalmente.
Em que patamar se encontra Gondomar no que diz respeito à reciclagem? Infelizmente Gondomar encontra-se numa posição não muito favorável no que se refere às taxas de reciclagem, rondando os 12%, o que denota um certo desinvestimento nesta área ambiental nos últimos anos. No entanto, esta situação não nos impede de encarar o futuro como um desafio e com optimismo uma vez que é nossa convicção que, perante os projetos que temos em mente, será possível a médio prazo atingir a média dos municípios da LIPOR.
A recente instalação, por parte da autarquia, de cerca de 100 contentores no concelho vai trazer menos sujidade por esta altura do Natal?
É obvio que os cerca de 100 novos ecopontos que foram instalados têm contribuído para melhores condições de higiene e limpeza dos arruamentos e uma melhor imagem do concelho. No entanto, o objetivo principal desta ação foi garantir que todos os cidadãos tenham perto de si um ecoponto e incentivar a reciclagem no sentido de atingir as metas de recolha seletiva. As metas comunitárias e o Plano Estratégico para os Resíduos Sólidos Urbanos (PERSU) 2020, obrigam todos os municípios, a nível nacional, a atingir uma taxa de reciclagem de 50%, relativamente ao total dos resíduos urbanos produzidos, no período de 2015 a 2020. Deste modo, vemo-nos obrigados a estudar quais as melhores soluções a implementar no terreno, se através de equipamentos de deposição colectiva, ou então, tal como se verifica em alguns municípios portugueses e estrangeiros, através do sistema de recolha porta-a-porta.
Hello would you mind letting me know which hosting company you’re utilizing?
I’ve loaded your blog in 3 different internet browsers and I must say this blog loads a lot faster then most.
Can you suggest a good web hosting provider at a honest price?
Many thanks, I appreciate it!
I love your blog.. very nice colors & theme. Did you create
this website yourself or did you hire someone to do it for you?
Plz respond as I’m looking to construct my own blog and would like
to know where u got this from. thank you
This post is worth everyone’s attention. How can I find out more?
I want to to thank you for this great read!! I certainly loved every
bit of it. I have got you saved as a favorite to check out new stuff
you post…
I am really impressed with your writing skills and also
with the layout on your weblog. Is this a paid theme or did you customize it
yourself? Either way keep up the nice quality writing, it’s rare to see a nice blog like this one today.
I’m not sure why but this site is loading extremely slow for me.
Is anyone else having this problem or is it a issue on my end?
I’ll check back later and see if the problem still exists.
Pretty section of content. I just stumbled upon your site and in accession capital
to assert that I get in fact enjoyed account your blog posts.
Anyway I’ll be subscribing to your feeds and even I achievement you access consistently quickly.