Próxima Edição - 22 de Junho

16.2 C
Gondomar
Segunda-feira, Junho 5, 2023

LIPOR e SOGAMA estudam candidaturas conjuntas a fundos

Também pode ler

Parceria entre a LIPOR e SOGAMA para candidatura a fundos europeus
Parceria entre a LIPOR e SOGAMA para candidatura a fundos europeus

Os responsáveis do Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto (LIPOR) e da Sociedade Galega do Meio Ambiente (SOGAMA) formalizaram hoje uma parceria que poderá resultar em candidaturas conjuntas a fundos europeus.

A cooperação está a ser promovida pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galicia-Norte de Portugal (AECT-GNP), sendo esta a estrutura, à qual caberá, em Portugal, através da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), ajudar na preparação de candidaturas a futuros projetos conjuntos.

Em declarações à agência Lusa, o vice-presidente da CCDR-N, Carlos Neves, avançou que não se tratará de projetos infraestruturais, mas sim mais do âmbito do conhecimento, divulgação, investigação e formação.

“Estamos a identificar sinergias numa fase em que está a iniciar-se um novo ciclo de fundos europeus. A sustentabilidade é um dos domínios temáticos do Portugal 2020, como deve ser naturalmente na Galiza e em Espanha”, referiu Carlos Neves.

O vice-presidente da CCDR-N vincou que a temática ambiental “une ambas as regiões”, sendo considerada “importante” sobretudo porque “tem que ver com o futuro coletivo de todos”.

Os espanhóis da SOGAMA retribuíram hoje a visita feita à Galiza, em novembro de 2014, por responsáveis do LIPOR, consórcio português que abarca os municípios do Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Valongo, Póvoa de Varzim e Vila do Conde.

À margem desta visita, o responsável da SOGAMA, Javiel Dominguez, avançou à Lusa que uma das suas prioridades nesta “troca de conhecimentos” é “perceber como funciona” a plataforma de compostagem da LIPOR, uma vez que está prestes a iniciar-se na Galiza um projeto idêntico visando o tratamento de 15 mil toneladas de lixo por ano, num investimento de 32 milhões de euros.

Quanto aos contributos que a sociedade galega poderá dar à LIPOR, Javiel Dominguez vincou que a SOGAMA – que opera em 85% dos concelhos da Galiza, o que corresponde a cerca de 2,3 milhões de habitantes – é uma referência em sistemas de valorização energética.

Já a administradora da LIPOR, Joana Felício, destacou “a importância da partilha de projetos e conhecimentos”: “A nível europeu temos metas muito próximas, somos todos tratados de igual forma, e temos diagnósticos muito diferentes, realidades diferentes. Ainda que esta fase seja ainda muito preliminar, acredito que desta parceria saiam projetos comuns que melhorem ambos os sistemas”, concluiu.

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias