
O Plano Operacional Distrital relativo ao Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais de 2015 foi apresentado a 30 de abril no auditório da Biblioteca Municipal de Gondomar.
Um Verão “mais complicado” do que o anterior foi a previsão do comandante operacional distrital do Porto, Rodrigues Alves, na apresentação do Plano Operacional Distrital para a época mais quente de 2015. Durante a exposição, Rodrigues Alves sublinhou a necessidade de prevenção dos cidadãos comuns, que caracterizou como “primeiros elementos” da estrutura de combate a incêndios.
“O trabalho é facilitado e não se põem vidas em causa se o cidadão atuar como primeiro elemento em toda a estrutura de proteção civil. Ao serem evitados os comportamentos de risco, todo o trabalho subsequente nem sequer existe”, referiu o comandante operacional distrital.
Marco Martins, presidente do Município, considerou prioritária “a aposta na limpeza, prevenção e ações de informação à população” e revelou a conclusão de um estudo feito pela autarquia junto dos munícipes, que demonstrou a importância dos bombeiros, tidos como “queridos e valorizados” pelos gondomarenses.