
Após a implementação do Hospital Escola na freguesia de S. Cosme, Concelho de Gondomar, pela Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa, este tem demonstrado inovação, e realiza um tratamento inovador e diferenciado para os pacientes que sofrem de dificuldades urinárias por doença da próstata.
Com esta nova cirurgia por vaporização anatómica prostática (VAP), baseada numa técnica minimamente invasiva e feita com um laser introduzido pela uretra, evitam-se as feridas cirúrgicas e as consequentes cicatrizes, eliminam-se os internamentos prolongados exigidos pela cirurgia tradicional, e limitam-se os riscos de complicações e de morbilidade.
Esta nova técnica praticada no Hospital, em Gondomar, pelo coordenador do serviço de Urologia, Fábio Almeida, proporciona ao paciente outra qualidade de vida, dando mais segurança metabólica e psicológica, seja qual for o volume da próstata. Normalmente o paciente é operado de manhã e à tarde pode regressar à sua atividade habitual com a função urinária normalizada.