Próxima Edição - 22 de Junho

20.8 C
Gondomar
Quinta-feira, Junho 8, 2023

“Um Grito Rompe o Silêncio” reeditado pela UF de Fânzeres e S. Pedro da Cova

Também pode ler

Foto: Pedro Santos Ferreira
Foto: Pedro Santos Ferreira

O livro “Um Grito Rompe o Silêncio” de Serafim Gesta “Mazola” foi reeditado e lançado pela União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, a 12 de junho, no auditório da Junta de São Pedro da Cova.

A obra “Um Grito Rompe o Silêncio”, de 1981, do investigador Serafim Gesta foi reeditada e lançada pela União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, numa iniciativa inserida na comemoração dos 40 anos do processo revolucionário mineiro da freguesia.

O livro conta inúmeros relatos de vida de homens e mulheres que trabalham nas antigas minas de carvão de São Pedro da Cova, recolhidos pelo autor junto dos ex-mineiros. “Neste livro há relatos de casos de fome, de desespero, de mutilação para descansos forçados e de atos sórdidos dos capatazes que sujeitavam as mulheres mineiras a prostituírem-se”, explicou o autor do livro durante a apresentação.

A iniciativa contou com a presença de Silvestre Lacerda, diretor do Arquivo Nacional da Torre do Tombo e amigo do autor, apresentou a reedição da obra e realçou a “necessidade de conhecimento” de Serafim Gesta. “O título dá voz os que não a têm e aos que têm dificuldades em registar por escrito os seus testemunhos dos trabalhos realizados nas minas”, disse o arquivista.

Já Daniel Vieira, presidente da União de Freguesias de São Pedro da Cova, destacou a “importância do conhecimento” e o contributo prestado pelo autor à freguesia. “Com a reedição deste livro procuramos dar a conhecer a vida dura e por vezes cruel dos mineiros”, referiu o autarca.

Após o lançamento da reedição do livro que reúne 130 depoimentos de homens e mulheres “Mazola” deixou ainda um pedido à plateia: “Não quero que me falem mais das minas, estou cheio das minas”.

No final, Serafim Gesta surpreendeu Daniel Vieira com a entrega de uma réplica da medalha de Mérito Industrial de Serafim Moreira – avô do autor – entregue em 1932, pelo presidente da República Óscar Carmona. A medalha foi cedida pela neta do autor, Raquel Gesta.

Mais artigos

3 COMENTÁRIOS

  1. Wow that was strange. I just wrote an extremely long comment but after I clicked submit
    my comment didn’t show up. Grrrr… well I’m not writing all that over
    again. Anyway, just wanted to say superb blog!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias