Próxima Edição -19 de outubro

19.7 C
Gondomar
Quinta-feira, Setembro 28, 2023

António Costa: “Os deputados do PS foram determinantes para a resolução do problema ambiental dos resíduos depositados em São Pedro da Cova”

Também pode ler

António Costa, Secretário-Geral do Partido Socialista / Foto: Direitos Reservados
António Costa, Secretário-Geral do Partido Socialista / Foto: Direitos Reservados

António Costa é o candidato do Partido Socialista às eleições Legislativas 2015. Ex-presidente da Câmara Municipal de Lisboa e secretário-geral do PS, o jurista de 54 anos, assume-se preparado para liderar o país e fazer “diferente e melhor” quando questionado sobre os quatro anos de governação da coligação PàF.

Na hipótese de vencer as legislativas, quais são as principais ideias do PS para Portugal?

O PS entende que é preciso fazer diferente e fazer melhor. Em primeiro lugar é urgente virar a página da austeridade, relançar a economia e criar emprego. O PS propõe, para este efeito, um paradigma diferente em que o caminho da competitividade não é feito à custa dos baixos salários e da asfixia financeira das empresas mas pela devolução do rendimento às famílias, com prudência e rigor, estimulando a economia e restituindo confiança aos agentes económicos. Isto significa mais segurança nos rendimentos dos trabalhadores, condições de investimento para as empresas, incluindo melhor acesso a financiamento e redução de custos de contexto, e mais emprego digno e de qualidade. O PS acredita que o investimento no conhecimento e na inovação são as chaves do desenvolvimento, em alternativa ao projeto da direita de procurar a competitividade pelo empobrecimento e a precariedade do trabalho.

O caminho da redução dos rendimentos que o PSD/CDS seguiram não trouxe melhores contas públicas. A dívida pública cresceu para níveis nunca vistos. O caminho proposto pelo PS é prudente e permite que a economia cresça. Além disto, o PS defende a sustentabilidade da Segurança Social pública, o desenvolvimento do Serviço Nacional de Saúde público e o alargamento e qualificação da escola pública, em oposição ao programa da direita de privatizar a receita da segurança social, a saúde e a educação.

Por fim, preconiza um novo impulso à convergência com a economia europeia, que defenda os interesses da economia nacional contra a submissão da direita, que usou a Troika e usa a UE como alavancas do seu projeto de destruição do Estado Social.

O que podem esperar os portugueses que decidam votar no PS?

O PS no Governo vai tomar medidas para restituir os rendimentos às famílias, criar condições para que as empresas se financiem e criar emprego. O PS vai também manter e melhorar os serviços públicos: melhor Segurança Social pública, melhor SNS e melhor escola pública.

É com base neste modelo que o PS entende que o país se pode desenvolver de forma justa e com contas públicas sustentáveis. Não é com salários baixos, desemprego elevado e venda de serviços públicos, como fez o PSD/CDS.

Estas políticas são possíveis. Foram preparadas cuidadosamente e as contas estão feitas.

Qual é o balanço que faz do Governo PSD/CDS-PP?

Pedro Passos Coelho assumiu sempre a ambição de ir além da Troika e foi precisamente isso que fez o Governo PSD/CDS-PP. Aplicou aumentos de impostos que não estavam no Memorando inicial, privatizou mais do que estava previsto, cortou muito mais do que estava programado na educação, na saúde e nos rendimentos dos pensionistas. Contudo, as metas financeiras a que se propôs não foram sequer cumpridas – a dívida aumentou e não houve um ano em que o défice tenha ficado dentro da meta estimada no memorando inicial. Ao cortar salários e pensões, o Governo de Direita agravou a recessão sem resolver o problema da sustentabilidade das finanças públicas, aumentou a dívida pública para níveis históricos, contribuiu para uma forte queda do consumo, dificultando desse modo a vida às empresas, levou milhares de pessoas a emigrar, assistiu à queda da população ativa e dos níveis de emprego que comprometem o futuro da segurança social. O Governo deixou, por isso, o país pior do que o encontrou: na emigração, nos salários, nos impostos, na divida pública, na riqueza produzida, no investimento, na pobreza e nas desigualdades. É necessário inverter rapidamente este rumo e restaurar a confiança num futuro mais próspero para Portugal.

Qual o envolvimento do PS nas principais lutas de Gondomar (despoluição do rio Tinto, remoção dos resíduos perigosos de S. Pedro da Cova)?

Na sua intervenção a nível local, regional e nacional, o PS deu sempre grande relevância aos problemas de Gondomar. Na Assembleia da República deve recordar-se o papel que tiveram os deputados do Círculo Eleitoral do Porto na apresentação de soluções para problemas como o passivo de São Pedro da Cova, mas igualmente no combate à privatização da STCP e da Metro do Porto, atentos às consequências que daí advirão para a região e para os cidadãos. Com a apresentação de várias iniciativas legislativas, e pressão constante junto dos ministros sectorialmente responsáveis, os deputados do PS foram determinantes para a resolução prioritária do grave problema ambiental dos resíduos depositados nas antigas Minas de São Pedro da Cova, exigindo uma solução definitiva e duradoura e a monitorização ambiental e piezométrica das águas subterrâneas na área envolvente do depósito de resíduos pelas autoridades nacionais, regionais e locais competentes.

Relativamente à situação de despoluição do rio Tinto, que, infelizmente, se arrastou por demasiado tempo, fomos defensores de que a solução passaria por uma maior articulação intermunicipal ao nível da gestão dos sistemas de tratamento de águas residuais (visto que a ETAR do Meiral se demonstrou insuficiente para o tratamento dos efluentes que ali chegavam e continuam a chegar). Esta situação decerto melhorará substancialmente com a construção do intercetor para ali previsto, que conduzirá os efluentes poluidores, designadamente oriundos do Meiral e Freixo, até ao rio Douro, mas não será suficiente. É que o cenário a que assistimos na ribeira da Granja exige também ele uma solução urgente e definitiva, não sendo suficiente (embora desejável) uma maior fiscalização das fontes poluidoras.

Agora mais virado para o lado pessoal e o seu percurso político, o que fez despertar este gosto pela política?

O facto de ter nascido numa família muito politizada e ter acompanhado, durante a minha adolescência, as grandes transformações trazidas pelo 25 de Abril despertaram o gosto pela política e a vontade de participar nela ativamente.

Que personalidades o motivam diariamente a ser político?

Motivam-me todos os portugueses e a possibilidade de contribuir para um futuro de maior prosperidade e bem-estar.

Mais artigos

74 COMENTÁRIOS

  1. May I just say what a relief to uncover somebody that really
    knows what they are talking about on the web. You definitely know how
    to bring a problem to light and make it important. More and more
    people really need to check this out and understand this side of your story.
    I can’t believe you’re not more popular because you definitely have the gift.

  2. Hmm it seems like your blog ate my first comment (it was extremely long) so I guess I’ll just sum it up what I had written and say, I’m thoroughly enjoying your blog.
    I as well am an aspiring blog writer but I’m
    still new to the whole thing. Do you have any points for rookie
    blog writers? I’d really appreciate it.

  3. Hey just wanted to give you a quick heads up.
    The text in your post seem to be running off the screen in Internet explorer.
    I’m not sure if this is a format issue or something to do
    with browser compatibility but I figured I’d post to let you know.
    The design look great though! Hope you get the issue
    solved soon. Kudos

  4. Admiring the persistence you put into your blog and in depth
    information you provide. It’s awesome to come across a blog
    every once in a while that isn’t the same outdated rehashed material.
    Great read! I’ve saved your site and I’m adding
    your RSS feeds to my Google account.

  5. I’ve been browsing online more than 2 hours
    today, yet I never found any interesting article like yours.

    It is pretty worth enough for me. In my opinion, if all
    website owners and bloggers made good content as you did, the internet
    will be a lot more useful than ever before.

  6. Wonderful work! That is the type of information that should be shared around
    the net. Disgrace on Google for now not positioning
    this put up upper! Come on over and seek advice from my
    website . Thank you =)

  7. Do you mind if I quote a few of your articles as long as I provide credit and sources back to your website?
    My blog is in the exact same area of interest as yours and my users would genuinely benefit from some
    of the information you provide here. Please let me know if this
    okay with you. Appreciate it!

  8. Awesome blog! Do you have any tips and hints for aspiring writers?
    I’m planning to start my own blog soon but I’m a little lost on everything.
    Would you suggest starting with a free platform like WordPress or go for a paid option?
    There are so many options out there that I’m completely confused ..
    Any ideas? Appreciate it!

  9. you are actually a just right webmaster. The web site loading velocity is
    incredible. It seems that you’re doing any distinctive trick.
    Furthermore, The contents are masterwork. you’ve done a magnificent job in this topic!

  10. I’m extremely impressed with your writing skills and also with the layout on your weblog.
    Is this a paid theme or did you customize it yourself?
    Anyway keep up the nice quality writing, it is rare to see a
    nice blog like this one these days.

  11. I am really impressed together with your writing abilities and also with the
    format on your blog. Is that this a paid theme or did you customize it your self?
    Anyway keep up the excellent quality writing, it’s uncommon to see a nice blog like this one today..

  12. Hey there! I know this is kind of off-topic however I needed to ask.

    Does running a well-established blog like yours
    take a massive amount work? I’m completely new to blogging however
    I do write in my journal everyday. I’d like to start a blog so I can share my experience and thoughts online.
    Please let me know if you have any recommendations or tips for
    new aspiring blog owners. Thankyou!

  13. Hey there! This is my first comment here so I just wanted to give a quick shout out and tell
    you I truly enjoy reading through your articles. Can you suggest any
    other blogs/websites/forums that deal with the same subjects?
    Thanks for your time!

  14. Greetings I am so grateful I found your blog, I really found you by error, while I was looking on Bing for something else, Anyhow I am here now and would just like to say
    kudos for a tremendous post and a all round enjoyable blog (I also love the theme/design), I don’t have time to read through it all at the moment but I have saved it
    and also included your RSS feeds, so when I have time I will be back to read a lot
    more, Please do keep up the fantastic b.

  15. Do you mind if I quote a couple of your posts as long as I provide
    credit and sources back to your website? My website is in the very same area of interest as yours and my visitors would definitely benefit from some of
    the information you present here. Please let me know
    if this alright with you. Thanks!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias