Próxima Edição - 22 de Junho

19.9 C
Gondomar
Sexta-feira, Junho 9, 2023

Universidade Sénior de Rio Tinto: 300 alunos voltaram a aprender

Também pode ler

Reportagem Universidade Sénior Rio Tinto
O ano letivo 2015/2016 iniciou com 300 alunos inscritos / Foto: Pedro Santos Ferreira

A Universidade Sénior de Rio Tinto (USRT), projeto tutelado pela Junta de Freguesia de Rio Tinto, iniciou o 2.º ano letivo da história da instituição com 300 alunos matriculados nas diversas disciplinas. Ao Vivacidade, Nuno Fonseca, presidente do Conselho Executivo da USRT, admite que o projeto “ultrapassou as expectativas iniciais”.

O Centro Cultural de Rio Tinto – sede da USRT – regista diariamente uma afluência de alunos seniores com vontade de aprender mais. O projeto cultural foi inaugurado a 30 de outubro de 2014 com mais de 200 inscrições e várias disciplinas, como Inglês, Francês, Informática, Internet, entre outras, à disposição dos matriculados. Atualmente, o número de inscritos é superior às 300 matrículas.

Ao nosso jornal, Nuno Fonseca, presidente do Conselho Executivo da USRT, admite que a adesão das pessoas “ultrapassou as expectativas iniciais”. “As pessoas estão extremamente motivadas e tendo em conta que estamos apenas no segundo ano de atividade é positivo registar esta afluência de alunos”, afirma o mentor do projeto.

Para o presidente da Junta de Rio Tinto, a USRT destaca-se “pela essência cultural” empregue em todas as aulas e atividades realizadas. “Não queremos baixar a qualidade para atrair mais alunos porque não precisamos de confundir projetos. Este é para seniores muito ativos e na plenitude das suas capacidades que querem aprender mais. Tenho a certeza que vamos continuar a crescer mas não temos a ânsia de abarcar toda a gente porque isso poderia prejudicar o projeto”, refere o autarca.

“Esta era uma resposta que faltava a Rio Tinto”

Conceição Loureiro, diretora da USRT, mostra-se satisfeita com o crescimento da Universidade Sénior, uma “resposta que faltava a Rio Tinto”, refere a responsável pela Universidade.

“Pensamos em criar este projeto e o resultado confirma que esta era uma necessidade de Rio Tinto. No entanto, confesso que o sucesso desta iniciativa foi uma surpresa”, admite a diretora da Universidade.

A mudança da USRT da Escola Secundária de Rio Tinto para o Centro Cultural da freguesia foi, de acordo com Conceição Loureiro, “uma grande oportunidade para ter aulas durante a manhã e a tarde”.

Para a dirigente a mais valia da instituição reside no “combate ao isolamento e promoção do envelhecimento ativo”, com a vantagem de “apostar no conhecimento.

“Temos professores a dar aulas como nas universidades convencionais e existem regras rigorosas para docentes e alunos. Há muitas universidades que poderiam ser centros de convívio porque apostam mais nas atividades lúdicas. Aqui o principal é o conhecimento”, conclui a diretora da instituição.

Seniores têm vontade de ensinar e aprender

A troca de conhecimentos e partilha de experiências é vista por professores e alunos como um fator de motivação. Alcino Branco, médico reformado, dá aulas pelo 2.º ano consecutivo na USRT. O professor admite que a “possibilidade de ser prestável à sociedade, especialmente aos idosos”, levou-o a aceitar o desafio de dar aulas na disciplina de “Saúde, bem-estar e vida”.

Já José Braga, professor da disciplina “Pintura e artes decorativas” confessa que a experiência de regressar às salas de aula levou-o a “reaprender técnicas que já não usava há alguns anos”. Ao Vivacidade, o docente mostra-se surpreendido com os “talentos escondidos para a pintura e artes decorativas” da Universidade Sénior.

Por sua vez, Delfina Gil, 61 anos, regressou às aulas para aprender mais sobre escrita criativa, um sonho que vê agora concretizado. “Adoro escrever e quando vi as disciplinas não tive dúvidas do que queria seguir”, refere a aluna.

Bernardo Silva, 62 anos, frequenta o 1.º ano de Informática na USRT. O aluno admite que as aulas têm “ajudado a perceber melhor os computadores e a internet” sem ter necessidade de “ter vergonha de tirar dúvidas”.

Mais artigos

12 COMENTÁRIOS

  1. Have you ever considered about including a little bit more than just your articles?
    I mean, what you say is fundamental and all.
    Nevertheless think of if you added some great pictures or video clips to give your posts more, “pop”!
    Your content is excellent but with pics and video clips, this
    website could certainly be one of the greatest in its field.
    Good blog!

  2. certainly like your web-site however you need to take a look at
    the spelling on several of your posts. Several of them are rife with spelling issues
    and I in finding it very troublesome to tell the reality on the other hand I’ll surely come back again.

  3. I’ve been surfing online greater than three hours as of
    late, yet I by no means found any attention-grabbing article like yours.
    It is beautiful worth sufficient for me. In my opinion, if all webmasters and bloggers made just right content as you
    did, the net will probably be much more helpful than ever
    before.

  4. Thank you a bunch for sharing this with all
    folks you actually realize what you’re speaking about!
    Bookmarked. Kindly also talk over with my web site =).
    We may have a hyperlink trade arrangement between us

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias