
A Universidade Sénior de Rio Tinto (USRT), projeto tutelado pela Junta de Freguesia de Rio Tinto, iniciou o 2.º ano letivo da história da instituição com 300 alunos matriculados nas diversas disciplinas. Ao Vivacidade, Nuno Fonseca, presidente do Conselho Executivo da USRT, admite que o projeto “ultrapassou as expectativas iniciais”.
O Centro Cultural de Rio Tinto – sede da USRT – regista diariamente uma afluência de alunos seniores com vontade de aprender mais. O projeto cultural foi inaugurado a 30 de outubro de 2014 com mais de 200 inscrições e várias disciplinas, como Inglês, Francês, Informática, Internet, entre outras, à disposição dos matriculados. Atualmente, o número de inscritos é superior às 300 matrículas.
Ao nosso jornal, Nuno Fonseca, presidente do Conselho Executivo da USRT, admite que a adesão das pessoas “ultrapassou as expectativas iniciais”. “As pessoas estão extremamente motivadas e tendo em conta que estamos apenas no segundo ano de atividade é positivo registar esta afluência de alunos”, afirma o mentor do projeto.
Para o presidente da Junta de Rio Tinto, a USRT destaca-se “pela essência cultural” empregue em todas as aulas e atividades realizadas. “Não queremos baixar a qualidade para atrair mais alunos porque não precisamos de confundir projetos. Este é para seniores muito ativos e na plenitude das suas capacidades que querem aprender mais. Tenho a certeza que vamos continuar a crescer mas não temos a ânsia de abarcar toda a gente porque isso poderia prejudicar o projeto”, refere o autarca.
“Esta era uma resposta que faltava a Rio Tinto”
Conceição Loureiro, diretora da USRT, mostra-se satisfeita com o crescimento da Universidade Sénior, uma “resposta que faltava a Rio Tinto”, refere a responsável pela Universidade.
“Pensamos em criar este projeto e o resultado confirma que esta era uma necessidade de Rio Tinto. No entanto, confesso que o sucesso desta iniciativa foi uma surpresa”, admite a diretora da Universidade.
A mudança da USRT da Escola Secundária de Rio Tinto para o Centro Cultural da freguesia foi, de acordo com Conceição Loureiro, “uma grande oportunidade para ter aulas durante a manhã e a tarde”.
Para a dirigente a mais valia da instituição reside no “combate ao isolamento e promoção do envelhecimento ativo”, com a vantagem de “apostar no conhecimento.
“Temos professores a dar aulas como nas universidades convencionais e existem regras rigorosas para docentes e alunos. Há muitas universidades que poderiam ser centros de convívio porque apostam mais nas atividades lúdicas. Aqui o principal é o conhecimento”, conclui a diretora da instituição.
Seniores têm vontade de ensinar e aprender
A troca de conhecimentos e partilha de experiências é vista por professores e alunos como um fator de motivação. Alcino Branco, médico reformado, dá aulas pelo 2.º ano consecutivo na USRT. O professor admite que a “possibilidade de ser prestável à sociedade, especialmente aos idosos”, levou-o a aceitar o desafio de dar aulas na disciplina de “Saúde, bem-estar e vida”.
Já José Braga, professor da disciplina “Pintura e artes decorativas” confessa que a experiência de regressar às salas de aula levou-o a “reaprender técnicas que já não usava há alguns anos”. Ao Vivacidade, o docente mostra-se surpreendido com os “talentos escondidos para a pintura e artes decorativas” da Universidade Sénior.
Por sua vez, Delfina Gil, 61 anos, regressou às aulas para aprender mais sobre escrita criativa, um sonho que vê agora concretizado. “Adoro escrever e quando vi as disciplinas não tive dúvidas do que queria seguir”, refere a aluna.
Bernardo Silva, 62 anos, frequenta o 1.º ano de Informática na USRT. O aluno admite que as aulas têm “ajudado a perceber melhor os computadores e a internet” sem ter necessidade de “ter vergonha de tirar dúvidas”.
Have you ever considered about including a little bit more than just your articles?
I mean, what you say is fundamental and all.
Nevertheless think of if you added some great pictures or video clips to give your posts more, “pop”!
Your content is excellent but with pics and video clips, this
website could certainly be one of the greatest in its field.
Good blog!
I constantly spent my half an hour to read this website’s articles all the time along with a
cup of coffee.
It’s very straightforward to find out any topic on web as compared to textbooks, as I found this article at
this web site.
Appreciate the recommendation. Let me try it out.
certainly like your web-site however you need to take a look at
the spelling on several of your posts. Several of them are rife with spelling issues
and I in finding it very troublesome to tell the reality on the other hand I’ll surely come back again.
It’s truly a nice and useful piece of information. I am satisfied that you shared this useful
information with us. Please stay us informed like this.
Thank you for sharing.
Excellent post however , I was wanting to know if you
could write a litte more on this subject? I’d be very grateful
if you could elaborate a little bit more. Appreciate it!
Nice blog right here! Also your website so much
up fast! What host are you the use of? Can I get your affiliate hyperlink
for your host? I wish my website loaded up as quickly as yours lol
Wow, that’s what I was seeking for, what a material!
existing here at this website, thanks admin of
this web site.
I’ve been surfing online greater than three hours as of
late, yet I by no means found any attention-grabbing article like yours.
It is beautiful worth sufficient for me. In my opinion, if all webmasters and bloggers made just right content as you
did, the net will probably be much more helpful than ever
before.
Thank you a bunch for sharing this with all
folks you actually realize what you’re speaking about!
Bookmarked. Kindly also talk over with my web site =).
We may have a hyperlink trade arrangement between us
Fastidious replies in return of this matter with firm arguments and
describing everything regarding that.