
A Casa FC Porto de Rio Tinto homenageou a 10 de abril o ex-guarda redes Armando, antiga glória do clube, na Junta de Freguesia de Rio Tinto. A iniciativa realizou-se à margem da inauguração da nova sede da filial portista.
O salão nobre da Junta de Rio Tinto esteve lotado para assistir à homenagem ao ex-atleta Armando, guarda-redes histórico do clube, que representou o FC Porto em finais dos anos cinquenta e nos primeiros anos da década de setenta.
A homenagem preparada pela Casa FC Porto de Rio Tinto deixou a antiga glória do clube sem palavras. Segundo José Carlos Rocha, presidente da direção da filial portista em Rio Tinto, o gesto vai repetir-se “de dois em dois meses”. “Devemos cumprir o nosso papel e homenagear todos os atletas do FC Porto. É isso que esta casa irá fazer a partir de agora”, disse o dirigente.
Armando agradeceu a homenagem e retribui com sorrisos após recordar a formação no pelado da Constituição, a Taça de Portugal conquistada pelo FC Porto contra o SL Benfica (57/58), os empréstimos ao Gil Vicente e Salgueiros, a conquista da Taça de Portugal pelo SC Braga (1966), o regresso ao FC Porto e o final de carreira novamente no SC Braga.
Para a história ficou também a medalha de Comportamento Exemplar, atribuída pela Federação Portuguesa de Futebol, após 400 jogos realizados sem ser castigado, e o recorde de grandes penalidades defendidas num único jogo, quatro, contra o Celta de Vigo.
Cecília Pedroto, mulher de José Maria Pedroto, ex-treinador do FC Porto, entregou a distinção atribuída pela filial ao ex-guarda redes do clube.
Nova sede inaugurada após a homenagem
Após a homenagem os associados dirigiram-se às novas instalações da Casa FC Porto de Rio Tinto, na Praça da Estação. José Carlos Rocha aproveitou a ocasião para pedir o apoio dos adeptos portistas ao clube e ao presidente Pinto da Costa. “Confio no presidente e acredito que vai trazer novamente o FC Porto para o caminho das vitórias. A equipa precisa do nosso apoio”, lembrou o responsável pela filial que pediu “mais garra e atitude” ao plantel portista.
Eurico e Eduardo Luís, antigas glórias do clube, marcaram presença na inauguração da nova sede.