Próxima Edição - 22 de Junho

15.9 C
Gondomar
Segunda-feira, Junho 5, 2023

AARG: Gondomar tem um novo grupo de amigos dos animais

Também pode ler

Nelson Rocha e Sílvia Ferreira, fundadores da AARG / Foto: Pedro Santos Ferreira
Nelson Rocha e Sílvia Ferreira, fundadores da AARG / Foto: Pedro Santos Ferreira

Nelson Rocha e Sílvia Ferreira são os fundadores do grupo AARG – Os amigos dos animais de rua de Gondomar, o mais recente movimento de apoio aos animais abandonados do concelho.

Os animais de rua do concelho podem, desde o fim do mês passado, contar com o apoio do AARG – Os amigos dos animais de rua de Gondomar. O movimento criado pelos gondomarenses Nelson Rocha e Sílvia Ferreira pretende “fazer algo mais pelos animais, nomeadamente os de rua, que não têm ninguém que tome a palavra por eles”, explicam ao nosso jornal.

Os fundadores integravam uma associação de Gondomar que presta apoio aos animais abandonados, contudo, afastaram-se do projeto “que não correspondia às expectativas” de Nelson Rocha e Sílvia Ferreira. “Optamos por criar o nosso próprio projeto e temos expectativas que comece a crescer até tornar-se uma associação, que é o nosso objetivo”, explica a responsável do AARG.

O grupo está a “começar do zero” com ações de rua para alimentar os animais abandonados. “Vamos começar pelo mais simples. Vamos andar na rua a alimentar os animais e já temos um protocolo com uma clínica veterinária, que vai fazer preços especiais na esterilização e acompanhamento veterinário dos animais que nós acharmos que precisam de cuidados médicos”, afirma Nelson Rocha.

Os amigos dos animais de rua de Gondomar apontam o número crescente de colónias de cães e gatos como “um dos problemas do concelho”. “Enquanto não tivermos o nosso espaço não podemos albergar animais e promover a adoção, mas esse é um dos nossos objetivos. Entretanto vamos tentar controlar a natalidade e sensibilizar a população para conseguirmos controlar o crescimento dessas colónias”, refere Sílvia Ferreira.

Numa fase inicial o grupo vai desenvolver a sua ação em São Cosme. No entanto, segundo os fundadores, o objetivo é “alargar o âmbito da intervenção do AARG”.

Para angariar fundos e ração para os animais o grupo vai organizar alguns eventos. O AARG está aberto a “todos os que gostam de animais” e conta com 650 seguidores no Facebook.

“Gondomar começa a olhar para os animais de outra forma”

Na opinião de Nelson Rocha, Gondomar “começa a olhar para os animais de outra forma, mais positiva”. De acordo com o responsável da AARG, o Município “já respeita os animais e tem a preocupação de divulgar campanhas de adoção”, contudo, continua, “ainda não tem as melhores condições para os receber no canil do concelho”.

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias