
A gestão da Quinta das Freiras foi cedida à Junta de Freguesia de Rio Tinto. A proposta foi aprovada por unanimidade na reunião municipal pública realizada a 6 de julho.
A Quinta das Freiras, espaço de lazer em Rio Tinto, vai passar a ser gerida pela Junta de Freguesia. A medida foi aprovada pelo executivo da Câmara de Gondomar na reunião descentralizada realizada naquela freguesia e prevê uma intervenção que trará ao espaço alguns melhoramentos, avaliados em 130 mil euros, antes da formalização do contrato de comodato.
As obras serão financiadas pela Câmara de Gondomar e servirão para melhorar o pavimento da pista de atletismo, o court de ténis, a rede de iluminação e a vedação à volta do espaço. O Município quer ver a intervenção concluída em novembro e, segundo Marco Martins, presidente do Município, os trabalhos devem arrancar ainda este verão.
“Andamos a adiar esta decisão porque tínhamos a expectativa de conseguir financiar a intervenção da autarquia na Quinta das Freiras através de programas de apoio financeiro. Isso não foi possível, mas vamos avançar na mesma com a intervenção”, disse Marco Martins.
Além da cedência da Quinta das Freiras, o Município vai ceder também três funcionários já adstritos àquele espaço e um apoio mensal de 1255 euros para despesas de manutenção.
Nuno Fonseca, presidente da Junta de Rio Tinto, mostrou-se satisfeito com a cedência do equipamento riotintense, medida que, segundo o autarca, “vai de encontro aos compromissos eleitorais assumidos por ambos os executivos”. “Só vejo benefícios nesta cedência”, concluiu o autarca.