
A Zorra n.º 53, que transportava carvão entre São Pedro da Cova e Massarelos, em 1932, vai ser restaurada. A intervenção foi publicamente apresentada a 16 de julho, no Museu Mineiro de São Pedro da Cova.
A Liga dos Amigos do Museu Mineiro, a União de Freguesias de São Pedro da Cova e a Câmara Municipal de Gondomar apresentaram o projeto de recuperação da Zorra n.º 53, símbolo histórico da exploração das minas de carvão de São Pedro da Cova, patente no espaço museológico da freguesia.
O restauro do equipamento já está em desenvolvimento, numa operação que prevê um investimento de 15 mil euros, suportado pelas entidades promotoras, pelo comércio local e pela Escola Profissional de Gondomar.
“O nosso objetivo é salvaguardar todo o património relacionado com a atividade extrativa e consideramos dolorosa a degradação do antigo complexo mineiro. Temos pressionado as entidades para que olhem para aquele espaço e julgamos que estão a ser dados passos para recuperar o cavalete que ainda tem salvação”, disse Jerónima Santos, da Liga de Amigos do Museu Mineiro.
Para Daniel Vieira, presidente da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, a recuperação da zorra enquadra-se numa estratégia de “preservação de património e da memória da freguesia”. “A zorra é um símbolo da atividade extrativa que aqui se realizou durante décadas. É um elemento que transporta todo este património mineiro e esperamos lutar também pela recuperação do cavalete de São Pedro da Cova”, referiu o autarca.
Em representação do Município de Gondomar, Luís Filipe Araújo, vereador da Cultura, confirmou a intenção de apoiar a obra de recuperação na zorra e no cavalete, “símbolos do imenso património da freguesia”. “Porventura no passado seria mais fácil ter investido aqui, mas julgo que não vale a pena falar do passado. Devemos cumprir a nossa parte e cada um de nós deve fazer o que lhe compete. Enquanto responsável pela Cultura irei promover tudo o que seja possível para preservar o património do concelho”, concluiu o vereador da Câmara de Gondomar.
A conclusão da obra de recuperação da zorra está prevista para o mês de novembro.