Próxima Edição -19 de outubro

17.6 C
Gondomar
Segunda-feira, Outubro 2, 2023

PSD defende traçado original do metro para Valbom

Também pode ler

PSD - março 2018
Rafael Amorim junto da comitiva social-democrata, em Valbom / Foto: Pedro Santos Ferreira

Uma comitiva do PSD Gondomar visitou, no dia 5 de maio, o território de Valbom para reclamar a passagem do metro, de acordo com o traçado original, naquela freguesia.  

A coligação PSD/CDS-PP visitou a freguesia de Valbom para reclamar uma posição concertada no que diz respeito ao “futuro traçado de metro” para Gondomar.

A comitiva, encabeçada pelo vereador Rafael Amorim, iniciou a visita no Grupo Etnográfico de Valbom, passando pela ARPA, empresa de ourivesaria, antes de visitar o local onde estava inicialmente prevista a passagem de uma linha de metro.

“Hoje, estaria aqui uma estação. Caso isso tivesse acontecido, íamos ajudar uma grande quantidade de pessoas. Contudo, com o novo traçado, o metro passa apenas por pastos e terrenos agrícolas, não servindo as necessidades dos valboenses e dos gondomarenses”, criticou o vereador.

Rafael Amorim lembrou o debate sobre os transportes durante a campanha eleitoral, as responsabilidades acrescidas de Marco Martins no setor dos Transportes na Área Metropolitana do Porto (AMP) e o clima político favorável ao PS para lamentar “o atraso de Gondomar no que toca ao desenvolvimento dos transportes”.

“[Durante a campanha] Quando propusemos que seria prioritário concluir a linha de Fânzeres/São Cosme foi quase considerado um disparate. Propusemos isso porque sabíamos que era uma linha mais pequena e que poderia ser inserida no atual quadro comunitário, o Portugal 2020. Efetivamente, o Governo PS optou por outra solução, nomeadamente pela Linha Rosa. Marco Martins respondeu com um novo traçado para a ligação São Cosme/Porto, via Valbom. Esta coligação continua a defender o fecho de Fânzeres/São Cosme e de São Cosme/Valbom pelo traçado original”, referiu o social-democrata, ladeado pela deputada da Assembleia da República, Germana Rocha.

Para isso, referiu Rafael Amorim, é preciso tirar proveito da reprogramação do Portugal 2020, que apelou depois às vozes gondomarenses para que se façam ouvir na AMP.

O vereador defende a passagem do metro pela zona das piscinas de Valbom, numa lógica que privilegie a mobilidade interna, “necessária às populações do concelho”, ao invés da mobilidade circular – a chegada de Gondomar ao Porto.

A comitiva avançou depois para um período de audiências com a população de Valbom nas instalações cedidas pelo Grupo Etnográfico de Valbom.

Mais artigos

11 COMENTÁRIOS

  1. I do consider all the concepts you have introduced on your post.
    They are really convincing and can certainly work.
    Nonetheless, the posts are too quick for novices. Could you please extend them a little from
    next time? Thank you for the post.

  2. I blog quite often and I genuinely appreciate your information. This
    great article has truly peaked my interest. I’m going to bookmark your site and
    keep checking for new details about once per week. I subscribed
    to your RSS feed too.

  3. 124617 422385Youre so cool! I dont suppose Ive read anything like this before. So good to uncover somebody with some original thoughts on this topic. realy thank you for starting this up. this site is something that is necessary on the internet, someone with a bit originality. valuable job for bringing something new towards the internet! 559532

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias