
O Tribunal de Contas reprovou, pela segunda vez, a autorização de um empréstimo à Câmara Municipal de Gondomar para saldar uma dívida à EDP que ronda os 50 milhões de euros. A operação foi novamente anulada pelo TdC, sendo a decisão criticada pela autarquia gondomarense, liderada por Marco Martins.
Em causa está o pedido de empréstimo para saldar uma dívida com mais de 20 anos. Recorde-se que o executivo socialista anunciou esta solução em abril de 2017, tendo dito que seriam pagos 28,8 milhões de euros no imediato e perdoados 20 milhões de euros. Contudo, o TdC não aprovou o pedido de empréstimo e a Câmara de Gondomar recorreu desta decisão, que voltou agora a ser negada.
“Isto é deitar por terra dois anos de negociações. A partir deste momento, o acordo EDP fica sem efeito e teoricamente a EDP pode executar o município. Esta situação não podia chegar em pior altura. Até porque a EDP está com dificuldades de gestão”, referiu Marco Martins, em declarações à Agência Lusa.
A recusa do TdC mantém, assim, a Câmara de Gondomar no endividamento excessivo, que impede a autarquia de, entre outras coisas, contratar pessoal.
Em comunicado, o Município remeteu para a próxima quinta-feira, uma reunião extraordinária do executivo municipal. A nota de imprensa avança também que Marco Martins terá solicitado audiências ao primeiro-ministro, António Costa, e ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Oposição teme consequências da decisão do TdC
Face à nova recusa do TdC, a vereação da CDU lembra que “sempre defendeu um plano B” para a resolução do problema da dívida à EDP. Os comunistas alertam ainda para o anúncio, “durante a última campanha eleitoral”, da redução da dívida, “medida dada como uma verdade absoluta, situação que não credibiliza a política”.
A coligação PSD/CDS-PP “Gondomar no Coração” emitiu, esta tarde, um comunicado em que questiona o Município sobre “o futuro que queremos para a nossa terra”. Na nota à imprensa, a coligação faz notar que irá “apoiar as diligências da Câmara de Gondomar”, mas defende que seja “negociado e aprovado um plano que, sem colocar em causa os serviços essenciais prestados aos gondomarenses, promova a redução da dívida da autarquia”.
O Movimento Independente “Valentim Loureiro – Coração de Ouro” não se pronunciou sobre a decisão do TdC.
370675 420991You completed several excellent points there. I did specific searches on the concern and found many individuals go in conjunction with along with your blog. 704303
996574 670169Hey there guys, newbie here. Ive lurked about here for just a little whilst and thought Id take part in! Looks like youve got quite a good place here 65559
25711 402565I truly enjoy seeking by means of on this internet internet site , it holds superb content material . 13603
356946 262529Extremely usefull weblog. i will follow this weblog. maintain up the excellent work. 952767