Próxima Edição - 22 de dezembro

10 C
Gondomar
Quinta-feira, Dezembro 1, 2022

Luís Bento vence 27.º Prémio Nacional de Poesia de Fânzeres

Também pode ler

Concursos literários - junho 2018
A União das Freguesias promove vários concursos literários em simultâneo / Foto: Pedro Santos Ferreira

O autor Luís Bento foi eleito vencedor do Concurso Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres, com a obra “Des Existir do Improviso”, do pseudónimo Miguel Barbosa.

Luís Alberto Gonçalves Bento é o vencedor da 27ª edição do Concurso Nacional de Poesia, prémio organizado pela União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, que teve início em 1990. A decisão foi anunciada no final de maio, sendo esta a segunda vez que o autor recebe a distinção.

“Esta excelente notícia veio colocar a cereja no topo do bolo, no dia em que tinha acabado de defender, com sucesso, a dissertação de mestrado. A mais-valia deste prémio, mais do que o valor monetário é, acima de tudo, a oportunidade de ver um produto literário publicado, divulgado e associado a uma entidade de prestígio e patrocinadora das artes”, afirma Luís Bento, em declarações ao Vivacidade.

Para Luís Bento, a obra literária proposta a concurso é composta por versos soltos, desconstruídos e desconcertados. “Na primeira vez que participei tinha em mente desenvolver os meus textos, tomar-lhes o pulso e perceber se conseguiria fazê-los vingar num prémio individual. Depois participei na comemoração dos 25 anos do prémio, o ano passado não participei e este ano resolvi enviar uns textos novos aos quais quis fazer a “rodagem”, num prémio de prestígio que tenho acompanhado desde que o descobri”, acrescenta.

Para Maria José Cardoso, do executivo da União das Freguesias, a 27ª edição fica marcada por um “grande número de participantes, face às edições anteriores”. “O júri fez notar que a decisão não foi fácil, porque havia grande qualidade nas propostas que chegaram até nós. O vencedor volta a ser o Luís Bento, que tem-se dedicado à escrita e que já venceu este prémio há dois anos”, afirma a responsável pela organização do Prémio Nacional de Poesia.

A sessão de entrega de prémios ainda não tem data definida, mas vai ter lugar na Casa de Montezelo.

Quadras Populares: prémios são entregues a 30 de junho
No dia 30 de junho, o auditório da Junta de Freguesia de São Pedro da Cova vai acolher, pelas 15h, a cerimónia de entrega de prémios do 35.º Concurso de Quadras Populares.

“Conta-me um Conto” ultrapassou as 50 propostas
A 4ª edição do Prémio “Conta-me um Conto” teve, este ano, mais de 50 propostas. Face à grande adesão dos proponentes, a União das Freguesias optou por atribuir menções honrosas em todas as categorias do concurso.

- Publicidade -spot_img

Mais artigos

1 COMENTÁRIO

  1. 36629 217199Hi there, just became alert to your weblog via Google, and found that its truly informative. Im gonna watch out for brussels. Ill be grateful in the event you continue this in future. Plenty of people will likely be benefited from your writing. Cheers! 987198

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias