Próxima Edição - 22 de Junho

20.8 C
Gondomar
Quinta-feira, Junho 8, 2023

Executivo aprovou ciclovia ao longo da Ribeira da Archeira

Também pode ler

Ribeira da Archeira - março 2019
Marco Martins, presidente do Município de Gondomar / Foto: Pedro Santos Ferreira

A Câmara Municipal de Gondomar aprovou, no dia 20 de março, por unanimidade, o projeto para a construção de uma via pedonal/ciclovia entre o centro de São Cosme e o rio Douro. A intervenção prevê um investimento superior a dois milhões de euros.

Em 2022, deverá ser inaugurado um percurso pedonal, mais ciclovia, entre o centro de Gondomar (São Cosme), a partir das traseiras do Multiusos, até ao rio Douro, ao longo da Ribeira da Archeira, num trajeto com 2,9 quilómetros que permitirá aos gondomarenses acederem à margem direita do Douro.

O projeto mereceu a aprovação do executivo da Câmara de Gondomar, por unanimidade, e será agora votado na próxima Assembleia Municipal.

“No fundo, este projeto é a ligação da cota alta (Multiusos) até à cota baixa (ETAR de Gramido). Sai das traseiras do Multiusos de Gondomar, atravessa a Rua da Extrema, acompanha a linha de água ao longo da Ribeira da Archeira, passa nas traseiras da Escola Marques Leitão e vem até Gramido. É mais um troço dos tais 20 quilómetros do circuito pedonal que queremos construir em Gondomar”, começa por dizer Marco Martins, edil gondomarense.

De acordo com o autarca, seguem-se os contactos com os proprietários e vai ter início o processo de expropriação das 32 parcelas que integram esta via pedonal.

“Todo este equipamento prevê equipamentos de manutenção, bebedouros, várias áreas de descanso e zonas com árvores. Este percurso terminará no topo norte da Quinta do Passal. Vamos tentar que a obra seja comparticipada, mas para já vamos avançar com fundos do Município. Poderá, no entanto, existir uma comparticipação em cerca de 30% da obra”, conclui Marco Martins.

Até ao final deste ano, a Câmara de Gondomar deverá avançar com a aprovação dos projetos de execução de novos parques urbanos descentralizados por todo o concelho.

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias