Próxima Edição - 18 de novembro

12.6 C
Gondomar
Segunda-feira, Outubro 25, 2021

Festas aos padroeiros São Pedro e São Paulo decorrem de 28 a 30 de junho

Também pode ler

Festas São Pedro e São Paulo - junho 2019
As Festas terão lugar entre os dias 28, 29 e 30 de junho / Foto: Pedro Santos Ferreira

Estão prestes a começar as festas aos padroeiros São Pedro e São Paulo. As atividades e concertos que completam o cartaz da iniciativa vão ter lugar entre os dias 28 e 30 de junho, em São Pedro da Cova. Os Santamaria atuam no último dia, pelas 22h.

As festas aos padroeiros São Pedro e São Paulo vão encerrar, da melhor maneira, o mês de junho em São Pedro da Cova. O cartaz, preparado pela Comissão de Festas local, conta com uma programação alargada que promete agradar a todas as idades.

“Chegamos aqui com um grande trabalho. Todos os anos tentamos melhorar o cartaz, mas tem sido uma tarefa complicada porque não temos grandes meios. Ainda assim, este ano conseguimos trazer os Santamaria”, começa por dizer Carlos Moura, da Comissão de Festas ao nosso jornal.

No primeiro dia (28 de junho) vai realizar-se a tradicional sardinhada e pelas 21h deverá ter início o Encontro de Folclore que contará com as participações do Rancho Folclórico do Passal, Grupo Folclórico e Etnográfico de São Pedro da Cova, Rancho Folclórico de Tardariz, Rancho Flor de Fânzeres e Rancho Folclórico de Fânzeres.

Um dia depois (29 de junho) os Zés Pereiras do Passal vão dar os bons dias aos sampedrenses. À tarde, pelas 15h, decorrerá a entrega de prémios do 36.º Concurso de Quadras Populares ao São Pedro, que será sucedido por um concerto do Coro da Paróquia da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, na Igreja Matriz da freguesia. Às 19h há missa solene. Às 21h terão lugar as marchas populares de São Pedro da Cova, momento alto destas festas.

Participam nas marchas a Associação Recreativa Cultural e Desportiva Vila Verde, o Grupo Folclórico e Etnográfico de S. Pedro da Cova, a Associação Recreativa Cultural e Social Silveirinhos, o Rancho Folclórico do Passal, a Associação Recreativa Desportiva e Cultural da Mó, o Centro Popular Trabalhadores Unidos e a Associação Recreativa e Desportiva “Os Leões de Tardariz”.

“Acreditamos que as marchas são o ponto alto destas festas porque envolvem toda a freguesia e várias coletividades. Foi uma dinâmica criada há cinco anos e a Junta de Freguesia procura apoiar esta iniciativa, dentro das suas possibilidades”, destaca Pedro Miguel Vieira, presidente da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova.

No último dia (30 de junho) a missa decorre às 8h e será seguida de um concerto da Banda Musical de São Pedro da Cova. A procissão solene sai à rua às 18h30 e o concerto dos Santamaria abre alas à sessão de fogo de artifício que encerrará as solenidades.

- Publicidade -spot_img

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias