Próxima Edição - 21 de outubro

15.6 C
Gondomar
Sexta-feira, Outubro 15, 2021

Limpeza dos terrenos municipais de Gondomar está assegurada no período de verão

Também pode ler

A limpeza de terrenos municipais em área urbana, a limpeza de Faixas de Gestão de Combustível, a limpeza dos circuitos pedonais das áreas de lazer e parques urbanos, e a limpeza de praias, está assegurada na totalidade pelo Município de Gondomar.

“De uma forma global este é o contributo dos serviços da área Ambiente do Município de Gondomar, para a melhoria da limpeza quer dos terrenos do domínio privado do município, através da adoção de procedimentos preventivos nesta altura do ano, nomeadamente sobre o risco de incêndio e de situações de insalubridade, quer dos espaços do domínio público que neste período de veraneio são muito procurados e concorridos tanto pelos Gondomarenses como por pessoas de outros concelhos”, garantiu o Vereador do Ambiente José Fernando Moreira, em relação a uma temática que nesta altura do ano costuma gerar problemas.

O município de Gondomar levou a efeito um procedimento concursal para a sua limpeza dos terrenos municipais em área urbana e de um total de 121 terrenos, com necessidade de intervenção, aproximadamente 43 hectares, cerca de 85% das áreas já se encontram limpas. O vereador do município, considera a ação fundamental, “não só para que se controle o risco de incêndio nos terrenos municipais, mas também para servir de exemplo aos proprietários privados para a limpeza dos seus prédios”.

As Juntas de Freguesia estão encarregues pelo município de efetuar o levantamento no seu território dos terrenos rústicos ou urbanos, que possam potenciar risco de insalubridade ou de incêndio e de notificar os seus proprietários para proceder à sua limpeza. No que toca à ação das juntas de freguesia neste processo e à colaboração dos proprietários na limpeza dos seus terrenos, o Vereador do Ambiente, fez um balanço positivo e considerou imperativo a sensibilização para que os particulares sigam o exemplo de limpeza de terrenos.

Outras das principais preocupações do município de Gondomar, foi a limpeza das faixas de gestão de combustível assinaladas no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, numa ação articulada entre os serviços do Ambiente e da Proteção Civil, levando-se também a efeito um procedimento de contratação externa para a limpeza de Faixas de Gestão de Combustível, num total de 38 hectares.

A limpeza dos circuitos pedonais das áreas de lazer e parques urbanos exigiu particular atenção este ano devido à construção de novas áreas de lazer, circuitos pedonais e passadiços, nomeadamente o Parque Urbano Rio Tinto, o Passadiço do Rio Tinto, a POLIS e o Monte Crasto. As equipas de limpeza criadas desempenham funções de função de varredura, remoção de resíduos e de infestantes, lavagem e desinfeção do mobiliário urbano, despejo, lavagem e desinfeção dos equipamentos deposição de resíduos. Para José Moreira, o principal objetivo destas limpezas “é que os utilizadores destes espaços possam usufruir dos mesmos, com a máxima comodidade e em excelentes condições de higiene e salubridade”.

Por fim, a limpeza das praias, iniciou-se mais cedo este ano, de forma a antecipar o período da época balnear. A juntar a esta limpeza, também se providenciou o reforço do número de contentores convencionais e a colocação de ecopontos de praias para a deposição diferenciada de embalagens de plástico, de metal, de papel e cartão.

- Publicidade -spot_img

Mais artigos

  1. Boa tarde, não muito distante da Câmara, não falta vegetação ocupar passeios (ramos de árvores) e muito próximo de habitações. A Lei diz, (em zonas urbanas a limpeza da vegetação 100 metros), também a Câmara pode e deve fazer essa limpeza quando os proprietários não a fazem. Rua Drº Francisco Sá Carneiro, Avenida Drº Mário Soares (entre a rotunda da galpe e rotunda sete caminhos), Rua Zeca Afonso. Muitas mais artérias existem em S. Cosme com vegetação não permitida por Lei.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias