Próxima Edição - 25 de Maio

15.7 C
Gondomar
Segunda-feira, Maio 29, 2023

LIPOR exige eliminação das novas taxas implementadas pelo Governo que aumentará a factura dos Municipes

Também pode ler

> Foto: VivaCidade

Foi numa conferência de imprensa que, na sexta feira, a administração da LIPOR revelou que exige a eliminação da CESE (Contribuição Extraordinária do Setor Energético) e do aumento para o dobro da TGR (Taxa de Gestão de Resíduos).

Esta decisão visa cumprir o acordado, no dia 21 de dezembro, em sede de Assembleia Municipal, pelos autarcas dos Municípios Associados, que no qual Gondomar também faz parte. A posição por parte de todas as entidades foi unânime, quanto à rejeição dos novos custos impostos à LIPOR.

Segundo o Presidente da Lipor, Aires Pereira, esta nova medida decretada pelo Governo, a médio prazo, irá aumentar as faturas dos munícipes. No caso, com estas taxas, para o ano de 2022 o preço por tonelada para os Municípios irá aumentar mais cinco euros, para o ano de 2023 serão mais 10 euros, para o ano de 2024 são 15 euros e para o ano de 2025 o aumento será de 21 euros. Isto significa que, a tarifa aplicada num espaço de quatro anos passará de 58 euros para 88 euros.

Assim sendo, “se o Governo não reverter estas medidas, não só será responsável pela degradação de uma Entidade Pública de Excelência, como obrigará as Câmaras em causa a repercutir os novos custos de gestão dos resíduos sólidos num aumento substancial dos montantes da fatura de resíduos dos munícipes”, explica a Lipor.

“Acresce que o impacto das medidas que o Governo quer impor à atividade da LIPOR representa uma perda de receitas e aumento de custos que em 5 anos atingirá cerca de 44 milhões de euros”, explica Aires Pereira, que refere ainda que “a Lipor nos últimos 7 anos foi capaz de gerar receitas que permitiram a melhoria do serviço prestado às populações residentes na área dos 8 Municípios associados e no aumento da capacidade e modernização de todas as suas instalações”.

“É este trabalho de inegável sucesso dos 8 municípios do Grande Porto, associados da LIPOR, traduzido num investimento integralmente municipal de mais de 200 milhões de euros, que o Governo põe em risco”, afirma a entidade.

A empresa conclui deixando um apelo direto ao Governo: “revejam estas decisões, se ouçam os atores do setor, Câmaras Municipais e Sistemas de Gestão de Resíduos e não se “embarque” em medidas que ainda desvalorizem mais um setor fundamental à saúde, salubridade e bem-estar dos cidadãos”

 

Mais artigos

10 COMENTÁRIOS

  1. By contrast with previous gain of function studies, but in line with the known requirements for ОІ catenin in the DP, we find that expression of О”N ОІ catenin in CD133 DP cells accelerates postnatal hair growth order lasix zafirlukast will increase the level or effect of alprazolam by affecting hepatic intestinal enzyme CYP3A4 metabolism

  2. Гў Armand loQsduuldlrrzM 5 21 2022 cialis online india Several samples of polymeric micelles, formed by amphiphilic derivatives of PHEA, obtained by grafting into polymeric backbone of PEGs and or hexadecylamine groups PHEA PEG C 16 and PHEA C 16 and containing different amount of Tamoxifen, were prepared

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias