Próxima Edição - 21 de outubro

15.6 C
Gondomar
Sexta-feira, Outubro 15, 2021

Um gesto solidário popular que muda vidas

Também pode ler

O gosto por ajudar o próximo sempre esteve presente no ADN de Susana Barbosa. Foi graças à vontade de ajudar que Susana teve a ideia de criar um projeto que proporcionasse uma ajuda alimentar nesta fase difícil que muitas famílias enfrentam por causa da pandemia. Até ao momento, Susana revela que já ajudaram mais de 650 famílias.

Nos últimos seis anos, antes de criar o grupo, Susana já ajudava crianças com necessidades especiais. No entanto, no início da pandemia, em março de 2020, começou a receber no seu perfil pedidos de ajudas alimentar.

Devido ao aumento de pedidos, no dia seis de abril, decidiu então criar uma página no Facebook intitulada por Ajuda alimentar a Famílias Susana Barbosa, um gesto solidário que tem vindo a mudar a vida de muitas famílias gondomarenses. Com o passar do tempo, Susana revela ao VivaCidade que quer os pedidos de ajuda, quer as doações que têm sido realizadas têm registado um crescimento exponencial. Agora, com 4300 membros na página, “Temos cerca de 190 pedidos” de ajuda alimentar, “Recentemente os pedidos dispararam”.

A responsável pelo movimento, explica que dado ao que já presenciaram no terreno, o grupo já forneceu ajudas no quesito de “mobilar casas com eletrodomésticos, dar roupas e brinquedos. E, através dos nossos pedidos, já conseguimos arranjar empregos para alguns membros destas famílias”, o intuito é ajudar quem precisa. É ajudar as famílias que tiveram a sua vida “Virada do avesso” por causa da pandemia.

A magia de ajudar o próximo começa neste grupo de Facebook, no entanto as doações podem ser realizadas de várias formas “Contamos também com vários pontos de recolha de alguns estabelecimentos comerciais que se aliaram neste gesto solidário. Sendo um ponto de recolha nosso onde poderão deixar o vosso contributo que iremos recolher. Colocamos um cartaz com toda a nossa informação para poderem ajudar ou também pedir ajuda. Para quem não tem acesso às redes sociais podem nos ligar pelo nº 916803544. Para quem está mais longe ou não se quer deslocar aos locais mencionados no cartaz poderão fazer o seu donativo por Mbway para o nº 939815847”.

As recolhas são realizadas todas as quintas feiras, por todo o distrito do Porto. Segundo a organizadora, todas as ajudas são bem-vindas, “Porque por pouco que seja, ajuda sempre”.

Atualmente, a maior dificuldade do grupo de Susana é a “Falta de um pequeno espaço para depositar as doações. E uma pequena carrinha para transportar as coisas”. Com estas duas ferramentas a responsável acredita que muitas mais famílias poderiam ser ajudadas. ▪

- Publicidade -spot_img

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias