Próxima Edição - 18 de novembro

19.6 C
Gondomar
Domingo, Outubro 24, 2021

Concurso de Literatura e Artes Plásticas

Também pode ler

É com o objetivo de incentivar os hábitos de leitura, de escrita criativa e de criação artística, que o Clube Ciência Viva, do Agrupamento de Escolas Santa Bárbara, em Fânzeres, está organizar o Concurso de Literatura e Artes Plásticas, que tem como lema “Vamos descobrir o jardim da Escola”. Este projeto surge pelo facto dos jovens portugueses estarem a ler cada vez menos, uma situação que, segundo os responsáveis é grave.

Para Jorge Nunes, Coordenador do Clube Ciência Viva, “Esta situação é tanto mais grave quanto sabemos que as competências da leitura e da escrita são essenciais para os indivíduos compreenderem, interpretarem e expressarem factos, opiniões, conceitos, pensamentos e sentimentos”.

O concurso alia a Ciência, a Arte e a Literatura e tem como base cinco objetivos que passamos a citar: “Melhorar a literatura ambiental e científica da comunidade educativa. Desenvolver o gosto pela leitura, pela escrita e pelas artes plásticas. Promover a criação artística (literatura e artes plásticas). Incentivar a criatividade e o sentido estético. E fomentar a articulação curricular”.

Quanto às áreas de competências a privilegiar no concurso destaca-se: a Linguagem e o texto, o desenvolvimento pessoal e autonomia, o Bem-Estar, a saúde e o ambiente, bem como a sensibilidade estética e artística. Sobre a importância do concurso o Coordenador afirma o seguinte, “Convém recordar que a leitura (a escrita e a produção artística) estimulam a curiosidade e a emoção. Além disso, envolvem múltiplas áreas e funções cerebrais muito distintas. As palavras escritas e as obras de arte surgem impregnadas de experiências emocionais, pelo que nenhum ser humano extrai de um texto literário ou de um trabalho de arte plástica o mesmo que outro”.

O concurso possui ainda duas modalidades. A literatura, onde os trabalhos podem assumir qualquer género literário (Texto narrativo – conto, fábula, etc.- poema, acróstico, carta, canção…) e deverão ser enviados em formato digital, podendo ter a extensão máxima de duas páginas A4, com cerca de 3400 caracteres, incluindo espaços. A outra modalidade é a de Artes Plásticas. Os trabalhos (desenhos, pinturas ou esculturas) poderão dar uma visão geral do jardim escolar, mostrar um recanto, um animal, uma planta, entre outras coisas.

Cada participante só poderá concorrer com um trabalho em cada modalidade, da sua autoria, individual, original e inédito, num dos seguintes escalões: 1o ciclo; 2o ciclo; e 3o ciclo.

Os prémios serão atribuídos considerando os seguintes critérios de avaliação: Originalidade e Criatividade; Qualidade Artística; e Adequação ao objetivo do concurso. Todos os participantes irão receber diplomas de participação e terão os seus trabalhos expostos e publicados num livro digital, que, posteriormente, será divulgado na comunidade educativa. Além da publicação dos trabalhos, os premiados receberão livros sobre temáticas ambientais, científicas, tecnológicas, artísticas ou de literatura infantojuvenil, bem como terão à sua disposição entradas livres em Centros de Ciência Viva e Museus.

O prazo de entrega dos trabalhos será a 7 de maio de 2021 e deverão ser submetidos através do email: clubecienciaviva@aefanzeres.pt, ou poderão ainda ser entregues nas bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas de Santa Bárbara. Todas as informações podem ser consultadas no site: https://aefanzeres.pt
Neste ano letivo, o Concurso destina-se apenas aos alunos do Agrupamento de Escolas Santa Bárbara, porém, para o ano letivo de 2021\22, já está a ser preparada a 2a edição que terá como destinatários todos os alunos do concelho de Gondomar.
Os principais patrocinadores da iniciativa são: 20|20 editora; Areal Editores; Porto Editora; Leya Educação; Livros Horizonte; Planeta Tangerina; Câmara Municipal de Gondomar; União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova; Município de Lousada; Associação de Pais da Alvarinha; Associação de Pais da Escola Básica de Santa Bárbara; Associação de Pais da Escola EB1-JI Montezelo; Fábrica Centro Ciência Viva Aveiro-Universidade de Aveiro; Ciência Viva; Planetário do Porto-Centro Ciência Viva; Revista Super Interessante; Centro Ciência Viva de Vila Conde e a Galeria da Biodiversidade Centro Ciência Viva da Universidade do Porto; Fundação Manuel António da Mota. ■

- Publicidade -spot_img

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias