Próxima Edição - 21 de outubro

23.5 C
Gondomar
Quinta-feira, Outubro 14, 2021

Rafael Corte Real é candidato pela Iniciativa Liberal à Câmara de Gondomar

Também pode ler

Rafael Corte Real foi escolhido para representar a Iniciativa Liberal, em Gondomar, nas próximas eleições autárquicas de 2021. Um processo aprovado com unanimidade pelos membros da Força Política.

Sobre a proposta o candidato explica que, desde 2019 que esteve sempre com um percurso “Muito ativo em prol do partido e posso dizer que fiquei muito contente e honrado quando o meu nome surgiu naturalmente da parte dos membros. Mas isto é fruto do meu percurso com o partido”.

Rafael é o candidato mais novo que está na disputa pela Presidência da Câmara de Gondomar. E, explica-nos que a imagem de marca do Partido é a Juventude e considera que “É um bom sinal, quando uma das maiores Câmaras do País tem um candidato com menos de 30 anos” na corrida.

Para o concelho, o principal objetivo para Rafael é “Fazer a diferença” e acrescenta que a Iniciativa Liberal é um “Partido moderado e construtivo. É nesse sentido que não viemos só para dizer mal quem está atualmente no poder, mas é evidente que estamos a construir um projeto, que tem soluções para aquilo que tem corrido menos bem, porque eu não conheço um executivo que faça tudo bem ou tudo mal. Este tem as suas falhas e como é de esperar já as identificamos e definimos as nossas prioridades políticas”.

Quanto às ideias para Gondomar, o representante começa por mencionar o seguinte: “Nós não podemos ter outra prioridade que não seja a competitividade e o emprego, neste que é o mais pobre concelho limítrofe do Porto”. Segundo o candidato, a estratégia possível para mudar o panorama em Gondomar passa por criar “Uma ideia política integrada”, com isto o Partido pretende “Um enquadramento fiscal diferente, porque temos, por exemplo, um dos IMI mais altos do distrito nas Freguesias mais urbanas, só ultrapassada pela Trofa. O enquadramento fiscal em Gondomar, não é amigo do investimento e nós olhamos para exemplos como Braga ou o Paradigma Made2In Famalicão, um programa muito interessante, onde a Câmara estabelece um conjunto de requisitos para que as empresas que queiram se instalar, possam beneficiar de um série de benefícios. Nós nunca vimos o atual executivo ou o anterior a ter este tipo de ação proativa para trazer investimento”.

Outro ponto levantado que preocupa o Partido corresponde ao Programa das Águas. Sobre o assunto Rafael entende o seguinte: “Nós não somos nem radicais nem irresponsáveis, como a CDU e o Bloco de Esquerda que defendem a Municipilização dos serviços a todo o custo. Nós não defendemos isso porque isso seria aumentar a divida da Câmara e nós não queremos esse caminho. E também não temos a posição incompreensível, na nossa perspetiva, do PSD e do CDS, porque querem renegociar um contrato que toda a gente detesta. E que já foi duas vezes renegociado e ficou ainda pior. O que é que a Iniciativa Liberal defende? Nós estamos a estudar bem o assunto, faltam dez anos para concluir o contrato de concessão, que nunca deveria ter sido feito naqueles termos, e nós gostávamos de encontrar um conjunto de soluções que permitissem mitigar o efeito na factura dos gondomarenses durante este período. Não é renovar um contrato que é péssimo, nem é municipalizar a todo o custo aumentando a dívida. As soluções passam por “apertar” as Águas de Gondomar. Há Perícias técnicas da Autoridade das águas a levantar questões sobre incumprimentos contratuais da parte das AdG.

Para o candidato, um bom resultado é subir, “Nós dizemos, meio a brincar meio a sério, que estamos sempre à espera de mais em relação à eleição anterior e menos que a seguinte. Desde que nós aparecemos, nós subimos em todos os atos eleitorais que concorremos e claro que esperamos crescer em Gondomar. Não sei quanto é que vamos conseguir crescer, tentaremos fazer a campanha mais competente possível para crescer o máximo possível, agora, sem dúvida que o nosso objetivo é continuar a trajetória de crescimento”. Termina afirmando que eleger um vereador seria um “excelente resultado”. ■

- Publicidade -spot_img

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias