Próxima Edição - 18 de novembro

16 C
Gondomar
Domingo, Outubro 24, 2021

Freguesia da Lomba

Também pode ler

Para as Autárquicas de 2021, na Freguesia da Lomba, até ao momento, foram chamados a jogo, dois candidatos. A representar o Partido Socialista, o nome apresentado é Rui Vicente, o atual Presidente da Junta de Freguesia. O segundo nome apresentado é Frederico Fernandes, candidato em nome da Coligação do PSD e CDS, à Lomba.

> Frederico Fernandes – PSD

A representar a Coligação do PSD e do CDS, o nome apresentado na corrida é Frederico Fernandes. Para o candidato a proposta chegou por parte de Pedro Carvalho, representante do CDS de Gondomar. E, após ponderar o assunto, prontamente aceitou o pedido.
Do ponto de vista do candidato, de momento, na Lomba “Estão a ser realizadas algumas obras, não vamos dizer que não, mas acho que, em comparação com as outras freguesias de Gondomar, a Lomba está esquecida e considero que a Freguesia tem muito potencial”.
Um dos potenciais enumerados por Frederico Fernandes é a Praia Fluvial, “Uma praia muito conhecida”. Na sua perspetiva é necessário criar condições para os jovens: “Pretendo mudar na freguesia muita coisa, tanto a nível de acessos, bem como apostar um pouco no turismo, porque temos um potencial muito grande, que neste momento está estagnado. Se formos a ver, as pessoas da terra estão a ir embora e acredito que, o que deveria ser feito era criar condições. Tanto para as pessoas que tem os seus negócios, tanto a nível do turismo e tentar cativar os jovens. É de citar os jovens, porque vem agora o verão e se criarmos atividades para manter a juventude, iremos mexer com ela e ao fazer isso, consequentemente, estou a mexer com o comércio local”.

Quanto às Coletividades, o candidato defende o seguinte: “Temos na Lomba diversas Associações de juventude, que praticamente estão “fechadas”.
No que concerne ao investimento industrial, Frederico Fernandes acredita que há uma zona industrial na Freguesia: “Que tem meia dúzia de empresas e essas empresas não estão a receber apoios. Eu acho que nós devíamos investir mais nessa zona industrial e criar empregos para às pessoas. Assim, elas não se deslocaram para outros concelhos ou freguesias. Também deveríamos rever o PDM, porque há muitos jovens que até gostariam de cá ficar, mas temos um problema a nível da construção e isso obriga a que eles se desloquem para outros lugares”.

O candidato monstra-se confiante para os resultados das próximas eleições e pretende, nos próximos tempos, levantar mais o véu do seu plano de campanha eleitoral.

> Rui Vicente – PS

Na lista do PS de Gondomar, constava para a Lomba, o nome Rui Vicente. Ao VivaCidade referiu que, a sua recandidatura vai ao encontro de um projeto iniciado em 2005 e que entrou em execução em 2013. O pretendido para o próximo mandato é terminar, “Um projeto de um conjunto de jovens da Freguesia da Lomba. Não faria sentido de outra forma. Quando nós nos envolvemos com um projeto político, desta dimensão, é óbvio que temos que ir até ao fim e não podemos saltar fora do barco a meio do processo”.
Ao analisar os últimos anos de mandato, Rui Vicente faz um balanço positivo. Destacando o seguinte: “Penso que não falhou nada, apenas as causas naturais que foi a pandemia, porque elas não permitiram que as coisas corressem de uma forma normal, como estava a correr”. O representante do PS explica que, no primeiro mandato, “Fizemos muitas obras, conseguimos atingir todos os nossos objetivos, porque executamos quase 90% do nosso compromisso. Neste segundo mandato, não consigo identificar a percentagem que atingimos, mas só não estamos nos 90%, por causa da Covid-19. Mas lá está, há coisas que podemos nos desculpar com a pandemia, enquanto que outras não. Mas dadas as circunstâncias em que vivemos, este mandato correu bem”.

O projeto iniciado em 2013, pretende intervir em vários eixos da Freguesia: No eixo da habitação (com a aquisição e venda de loteamento habitacional); no eixo Industrial (com a aquisição e venda do loteamento industrial); e no turismo (com a construção do slide e do passadiço e com o lançamento da concessão da Praia da Lomba, um projeto que será realizado no local para os privados). Sobre os loteamentos, o autarca adiantou ao VivaCidade que “Penso que até setembro, vamos conseguir disponibilizar oito lotes industriais, para oito empresas. E vamos disponibilizar sete lotes habitacionais, para jovens que queiram ficar na nossa freguesia. Do meu ponto de vista, ambas as empreitadas, são grandes obras, que fazem muita falta à freguesia e que já as conseguimos. Já temos os terrenos na nossa posse, os loteamento estão aprovados, falta colocar em prática as hastas públicas e vender os terrenos”.

O candidato pretende ainda concluir as obras que já se encontram em execução no Largo de Santo António, bem como “Arranjar as infra-estruturas do Bairro Social. Em simultâneo, já investimos muito dinheiro na nossa rede viária interna -nas estradas- criamos o Espaço Cidadão e, restauramos e modernizamos, toda a Junta de Freguesia. Nós temos vindo a fazer uma grande aposta tanto a nível interno, como externo. E, ao fim destes 12 anos, teremos aqui um projeto completo e ambicioso que cobrirá todas as frentes”.

Rui Vicente afirma ao nosso jornal que está confiante para as eleições que se avizinham “Mal seria se não estivéssemos confiantes, apesar do trabalho que temos vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos, penso que as pessoas não têm outra solução se não acreditar no projeto do Partido Socialista, quer para a Freguesia, quer para o concelho de Gondomar”.

- Publicidade -spot_img

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias