Próxima Edição - 22 de dezembro

10.9 C
Gondomar
Segunda-feira, Novembro 28, 2022

União de Freguesias de Melres e Medas

Também pode ler

Na corrida às Autárquicas de 2021, foram apresentados três candidatos à disputa pela União de Freguesias de Melres e Medas. Pelo Partido Socialista (PS), o nome apresentado é o atual Presidente José Paiva. A representar o Partido Social Democrata (PSD), o nome proposto foi Manuel Gomes. Pela primeira vez este ano, o partido Chega também vai a jogo, o escolhido é Nuno Teixeira.

>José Paiva-PS

Com a camisola do PS, surge novamente na disputa para tentar conquistar o segundo mandato, o atual Presidente da União de Freguesias, José Paiva. Para o candidato a sua recandidatura era essencial, dado que, ainda “Há a necessidade de continuar o trabalho que foi iniciado há quatro anos atrás”. O edil, considera que, o tempo do primeiro mandato foi pouco para o que pretende ainda realizar e desenvolver em ambas as freguesias.

Dos últimos anos, o que mais pesa para o autarca foi o facto de não ter concluído o Centro de Dia, sobre o assunto o edil acrescenta ainda que: “Estamos a trabalhar para que, pelo menos a primeira fase esteja concluída até ao fim do ano. A pandemia teve alguma responsabilidade, se bem que não nos podemos desculpar com a pandemia, porque foi um processo que teve algumas burocracias pelo meio e essa foi, a razão principal de não conseguirmos cumprir com o que tínhamos prometido e que era de facto uma das nossas prioridades”.

No que concerne à candidatura para o próximo ano, a prioridade é dar continuidade ao trabalho realizados nos últimos anos que passa por, melhorar as acessibilidades no interior das duas freguesias. Para o autarca há ruas que necessitam de ser reabilitadas“E possibilitem a passagem dê pelo menos uma ambulância”. O responsável diz que é um trabalho demorado que tem vindo a ser realizado, no entanto é essencial continuar com ele.

Outro ponto evidenciado pelo edil é a valorização do património natural. Assim sendo, o objetivo passa por: “Valorizar as nossas serras, já com os trilhos criados do Parque das Serras, que será a nossa forte aposta. Valorizar o rio. O rio é um ponto fulcral quer em Melres, quer em Medas, e um dos nossos grandes objetivos é a reabilitação total do caminho mineiro. Um percurso que antigamente era realizado pelos Mineiros e que, interligava Melres a Medas, e que situa-se próximo à Margem dos rios”.

Outro objetivo do candidato passa pela revisão do PDM: “Agora com a revisão do PDM, conseguimos aumentar a área de construção. Isto porque nós aqui, enquanto freguesia rural, temos muitos terrenos agrícolas e florestais que, muitas vezes são de frente para os arruamentos públicos. Assim, consideramos que seria de todo o interesse -e é nisso que nos estamos a focar- criar, nessas frentes zonas de construção, com dois objetivos, por um lado, fixar os jovens das nossas freguesias e, por outro, atrair pessoas de fora. Com isto e tendo mais terrenos, os valores do mesmo iria reduzir”. Para além disso, pretendíamos a criação de uma zona industrial, “Não só para atrair as empresas, como também para manter as empresas de cá, assim elas terão condições de expandir-se”.

Quanto à relação com a Câmara, o autarca refere o seguinte: “No nosso caso e como em qualquer outra Junta, a Câmara nunca investe o suficiente, porque enquanto Presidentes queremos sempre mais, e mal o era se assim não o fosse. Agora, temos tido posições concertadas com a Câmara de Gondomar e dentro dessa concertação que tem existido, temos conseguido levar os nossos objetivos a bom porto e um desses que conseguimos, foi o facto da Câmara, por insistência nossa, assinasse o protocolo com o Melres DC, para a instalação do relvado sintético no campo. Também nas Medas, o Parque de Lazer, também está em fase final de projeto e vai ser uma realidade. E na rotunda da A41, estão já as obras a serem realizadas para jardinar, mas ali demorou mais tempo, porque houve problema com a concessionária da Autoestrada e que só agora é que conseguimos chegar a um acordo”.

Ainda sobre o papel da Junta, Paiva acrescenta ainda o seguinte: “Costumo dizer que a Junta de Freguesia serve para estar ao lado das pessoas para a resolução de pequenos problemas e influenciar as outras entidades, nomeadamente a Câmara, para as grandes obras e para os problemas que, infelizmente, nós não temos a capacidade de resolver”.

O edil conclui referindo ainda que, só se compromete com aquilo que pode fazer, “Eu não ando aqui a enganar as pessoas. Felizmente, naquilo que me comprometo com as pessoas no meu dia a dia, temos conseguido resolver”.

Caso as eleições não tenham o resultado pretendido pelo autarca, Paiva garante que fica na oposição: “Nós devemos assumir os nossos compromissos e, a partir do momento que me candidato irei manter o meu compromisso e, se ficar cá, obviamente que ficarei na oposição, porque considero que, o trabalho da oposição é tão útil, como aquele que está no poder, porque uma oposição influencia sempre o bom trabalho do executivo.

> Nuno Teixeira – CHEGA

Pela primeira vez, o Chega esta a concorrer às autárquicas. A vestir a camisola do partido, foi apresentado o nome Nuno Teixeira. O candidato é natural de Gondomar e ao VivaCidade revela que, a proposta de candidatura surge por- que é uma pessoa de confiança para o partido, “Prontamente aceitei o pedido, porque revejo-me nas ideias do partido”. Atendendo às propostas apresentadas na sua candidatura, Nuno aponta as seguintes falhas: “Os pontos que basicamente estão a falhar são sempre os mesmos: o acesso à saúde, continua a ser muito precário e moroso; as nossas vias de comunicação, infelizmente, são poucas e as que existem, muitas vezes nem bem tratadas são; o acesso a transportes públicos, a preços acessíveis e em horários condizentes com a necessidade da população, muito se fala do tema ambiental, mas o que vemos é que, cerca de 80% da população nacional e, neste caso gondomarense usam o próprio transporte para as suas deslocações laborais e escolares. Nós sabemos que o poder local, não tem muito poder, se não for apoiado e suportado pelo poder nacional, o poder decisório e economico não é muito, mas creio que, pelo menos temos que tentar ter umas escolas melhores e, principalmente mais seguras, dado que, nos dias de hoje, a segurança esta a ficar pior e, agora, os miúdos com a internet, tem acesso a tudo e, depois tentam transpor o que veem para dentro das escolas. Queremos renegociar ou rever melhores contratos com empresas privadas de transportes que há e funcionam muitas vezes melhor, porque tem noção que, se não prestarem o serviço pela qual foram contratados. E, ainda na segurança, mas mais voltada para as autoridades, na minha perspetiva está um pouco esquecida. A nossa PSP e a nossa GNR, não é propriamente bem tratada e bem remunerada”.

Quanto às eleições que decorreram em setembro, o candidato sente-se confiante: “Nós sentimo-nos sempre confiantes, uma pessoa quando vai para uma corrida sente-se sempre confiante ou pelo menos com força, para chegar ao fim. Agora também sabemos que o Chega ainda é um partido pequeno que está a crescer e que a disputa não será fácil, porque a nossa população vive na dictomia de PS\PSD. A população está sempre a reclamar das duas forças políticas, mas quando aparece alguém com novas ideias, fecham e não dão a oportunidade para que as pessoas as exponham”.

Sobre os resultados pretendidos, Nuno refere ainda o seguinte: “Honestamente, muito dificilmente serei eleito. Caso consiga assumirei o cargo na Assembleia”.

> Manuel Gomes – PSD/CDS

A representar o PSD, é apresentado o nome de Manuel Gomes à corrida. O convite para ocupar a posição na lista, surge na sequência “De uma atividade social e pública que tenho tido ao longo dos últimos trinta anos, dado que já fui candidato em anos anteriores”. O atual candidato já foi cabeça de lista em 2001, pelo Partido Socialista e em 2017, pelo Bloco de Esquerda, “Sempre na condição de independente” que aliás, foi a mesma condição que colocou à coligação do PSD- CDS. Para o candidato, o que o levou a aceitar o convite foi o balanço que realizou do presente mandato do PS: “Não é nem de perto, nem de longe, positivo e considerei que devíamos propor uma alternativa aos fregueses e, nesse caso, após ponderar aceitei o convite”.

Na perspetiva de Manuel, “O executivo falhou nas duas principais promessas que fez à população, que foi primeiramente, dar continuidade ao saneamento e, nessa matéria nada foi realizado, a não ser a surpresa desagradável que todos tivemos logo após a sua tomada de posse, em 2017, que foi o preço das mensalidades praticadas pela empresa Águas de Gondomar. O outro ponto corresponde a nível de conclusão do Centro de Convívio\Social aqui de Melres que, era uma das principais ou a principal promessa e nada foi feito, ou pouco foi feito, e o pouco foi mal feito. Só por isto podemos ver o de- sempenho do atual executivo”.

Assim, perante esta situação, Manuel refere que, é nesse sentido que “Sentimos a obrigação de apresentar à população uma alternativa que dê seguimento a estas duas questões”.

Quanto à campanha eleitoral, o representante refere o seguinte: “A nossa candidatura tem um desígnio e, depois várias metas que pretende alcançar. O nosso desígnio é recuperar a nossa identidade. Nós vamos afirmar com toda a clareza na nossa campanha eleitoral que somos favoráveis à desagregação da União de Freguesias e isso acaba por ter como premissa a recuperação da nossa identidade. E, a nossa identidade passa por trazer para os órgãos autárquicos, os Melrenses e os Medenses. Queremos recuperar o elo de afetividade com a população que de certa forma se perdeu, porque temos um executivo, sobretudo burocrático e administrativo e a nossa visão sobre a política é totalmente diferente. Depois iremos apostar fortemente na coesão social, porque estamos, francamente atrasados, em relação a qualquer freguesia ou concelho vizinho, e para nós esta temática é muito importante.

Apostaremos seguramente no desenvolvimento cultural, no empreendedorismo que também estamos muito carenciados, na escola que é um elemento fundamental da nossa ação política e, naturalmente o ambiente também é uma preocupação e a nossa aposta, considerando que estamos à beira rio”.

Quanto as eleições de setembro, o candidato espera que “Haja um reencontro de Melres e Medas com a sua identidade e a sua genuinidade que se quebrou, de certa forma, com o mandato do atual executivo. Essa é a principal mensagem que queremos passar para as pessoas e defender a todo o custo”. Sobre os resultados Manuel refere que está confiante com os resultados e consciente que é um desafio muito difícil, “Porque temos a consciência de que, quem está no poder, de certa forma tem alguma vantagem eleitoral, mas também estamos convencidos de que vamos passar a mensagem que pretendemos à população”.

O Candidato como forma de conclusão refere ainda o seguinte: “O nosso objetivo é a vitória, não podemos ignorar que só um é que pode vencer, todavia, nós vamos esperar pelos resultados eleitorais e depois tomaremos as decisões, sempre considerando que o voto deve ser respeitado”.

- Publicidade -spot_img

Mais artigos

56 COMENTÁRIOS

  1. Have you ever thought about adding a little bit more than just your articles?
    I mean, what you say is important and all.
    However think of if you added some great graphics or videos to give your
    posts more, “pop”! Your content is excellent but with
    images and video clips, this blog could certainly be one of the greatest in its
    niche. Terrific blog!
    https://shirinonews.ir/راهنمای-خرید-پمپ-آب-دست-دوم-تجهیز-صنعت-پ/

  2. Hello, I think your website might be having browser
    compatibility issues. When I look at your blog site in Opera,
    it looks fine but when opening in Internet Explorer, it
    has some overlapping. I just wanted to give you a quick heads up!
    Other then that, terrific blog!

  3. I loved as much as you will receive carried out right here.
    The sketch is attractive, your authored subject matter stylish.
    nonetheless, you command get bought an impatience over
    that you wish be delivering the following. unwell
    unquestionably come more formerly again since exactly the same nearly a lot often inside case you shield this increase.

  4. With havin so much content and articles do you
    ever run into any issues of plagorism or copyright violation? My site has a lot of exclusive content I’ve either authored
    myself or outsourced but it seems a lot of it
    is popping it up all over the web without my agreement.
    Do you know any solutions to help prevent content from being ripped off?
    I’d definitely appreciate it.

  5. I know this if off topic but I’m looking into starting my own weblog and was wondering what all is needed to get set up?
    I’m assuming having a blog like yours would cost a pretty penny?
    I’m not very internet smart so I’m not 100% sure. Any tips or
    advice would be greatly appreciated. Kudos

  6. ทางเราจำหน่าย kardinal stick
    , ks quik , ks kurve ต้องขอบอกได้เลยว่า kschill.com เป็นตัวแทนหลักอย่างเป็นทางการในไทย ที่ใหญ่ที่สุด
    และเป็นเจ้าเดียวกับ RELX THAILAND สินค้าทุกแบรนด์ ทุกรุ่น เราได้ทำการคัดสรร
    บุหรี่ไฟฟ้า ที่เป็นหนึ่งในนวัตกรรม ช่วยเลิกบุหรี่ ที่มีประสิทธิดีเยี่ยม และช่วยได้จริง มาให้ลูกค้าได้เลือกใช้
    โดยสินค้าทุกชิ้นของเรา สั่งตรงจากโรงงาน

  7. What i do not understood is in reality how you are now not actually much more neatly-favored than you might be right now.
    You are very intelligent. You recognize therefore considerably in the case of this topic,
    made me in my view believe it from so many numerous angles.
    Its like men and women aren’t interested except it’s one thing to accomplish with
    Lady gaga! Your personal stuffs excellent. Always take care of
    it up!

    https://about.me/rickma

  8. We stumbled over here coming from a different page and thought I should
    check things out. I like what I see so now i’m following you.
    Look forward to looking over your web page again.

    Feel free to visit my site – 비트겟코리아 (Fawn)

  9. What i do not understood is if truth be told how you’re
    now not actually a lot more neatly-appreciated than you might be right now.
    You’re very intelligent. You know therefore significantly when it comes to this subject,
    made me in my opinion believe it from numerous various angles.

    Its like women and men don’t seem to be interested except it’s something to do with Lady gaga!
    Your individual stuffs outstanding. At all times deal with
    it up!

    Here is my web site; 비트코인선물거래 (Merrill)

  10. Hello there, I discovered your blog by the use of Google at the same time as looking for
    a related topic, your website came up, it seems to be good.

    I’ve bookmarked it in my google bookmarks.
    Hi there, just became aware of your blog thru Google, and located that it is truly informative.
    I’m gonna watch out for brussels. I’ll be grateful in case you proceed this in future.
    A lot of people will be benefited out of your writing. Cheers!

  11. Wow that was odd. I just wrote an incredibly long comment but after I clicked submit my comment didn’t
    appear. Grrrr… well I’m not writing all that over again. Anyhow, just
    wanted to say great blog!

  12. We absolutely love your blog and find most of your
    post’s to be just what I’m looking for. Do you offer
    guest writers to write content available for you?
    I wouldn’t mind publishing a post or elaborating on some of the subjects you write related to
    here. Again, awesome web site!

  13. I am no longer certain the place you’re getting your info, however good topic.
    I must spend some time finding out much more
    or working out more. Thanks for wonderful info I was in search of
    this info for my mission.

  14. Thanks for ones marvelous posting! I actually enjoyed reading it, you happen to
    be a great author. I will be sure to bookmark your
    blog and will eventually come back very soon. I
    want to encourage that you continue your great job,
    have a nice day!

  15. Hello there! This post couldn’t be written any better!
    Reading through this post reminds me of my old room mate!
    He always kept talking about this. I will forward this article to him.
    Pretty sure he will have a good read. Thank you
    for sharing!

  16. My coder is trying to convince me to move to .net from PHP.
    I have always disliked the idea because of
    the expenses. But he’s tryiong none the less.
    I’ve been using Movable-type on a number of websites
    for about a year and am anxious about switching to another platform.
    I have heard very good things about blogengine.net. Is there a way I can transfer
    all my wordpress posts into it? Any kind of help would be
    really appreciated!

  17. Hello! I’ve been reading your blog for some time now and finally got the courage to go ahead and give you a shout out from Kingwood Texas!
    Just wanted to tell you keep up the great job!

  18. I was curious if you ever considered changing the layout of your website?
    Its very well written; I love what youve got to say.
    But maybe you could a little more in the way of content so people could connect with it better.
    Youve got an awful lot of text for only having one or two images.
    Maybe you could space it out better?

  19. Thank you a lot for sharing this with all people you really know what you’re speaking
    about! Bookmarked. Kindly also discuss with my website =).
    We can have a link exchange contract among us

  20. Hey! Someone in my Facebook group shared this website with us
    so I came to give it a look. I’m definitely
    enjoying the information. I’m bookmarking and will be tweeting this to my
    followers! Excellent blog and outstanding style and design.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias