Próxima Edição - 21 de outubro

21.2 C
Gondomar
Sexta-feira, Outubro 15, 2021

Atletas da APPC confirmam presença nos Jogos Paralímpicos

Também pode ler

A Associação do Porto de Paralisia Cerebral (APPC) irá marcar presença – por intermédio de quatro dos seus atletas – nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, prova que irá decorrer entre os dias 23 de agosto e 5 de setembro. Dos dez convocados (e apurados) na modalidade de Boccia, quatro são praticantes da APPC.

Abílio Valente (e técnico assistente desportivo Ricardo Neves), Nelson Fernandes (e técnico assistente desportivo Diogo Rebelo), Avelino Andrade (e parceiro de competição Jorge Cardoso) e Manuel Cruz (e técnico assistente desportivo Roberto Pereira), nas categorias BC2, BC3 e BC4 são os atletas que em breve partirão para a capital nipónica.

Os nomes foram conhecidos ao final do dia 16 de julho durante a apresentação da Missão Portuguesa Paralímpica. No total – até à presente data – a comitiva nacional integra 32 atletas de oito modalidades. Atletismo e Boccia são as modalidades mais representadas com 10 atletas cada, seguidas pela Natação com cinco atletas, a Canoagem e o Ciclismo com dois atletas cada e o Judo, Equestre e Badminton com um atleta cada. Nota de destaque para o Badminton que viu confirmada a sua estreia portuguesa em Jogos Paralímpicos.

Para Abílio Cunha, presidente da Direção da APPC, a presença destes atletas da instituição “já não é uma surpresa…”. Defendendo que “as capacidades individuais e coletivas dos praticantes de Boccia da APPC já têm créditos perfeitamente reconhecidos”, Abílio Cunha enalteceu esta escolha para os Paralímpicos e frisou a importância de “defenderem as cores nacionais mas, principalmente, de mostrarem que a inclusão também pode (e deve!) ser atingida e promovida pela prática do desporto”.

Aos representantes da APPC juntam-se ainda outros nomes, compondo, assim, os 32 atletas da comitiva nacional que irão representar Portugal em oito modalidades. Por conhecer ficam, por agora, dois praticantes de atletismo – uma vez que a quota portuguesa é de 10 representantes e até à data só foram divulgados oito nomes.

O evento de apresentação de todos os Paralímpicos portugueses convocados decorreu nos jardins da Câmara Municipal de Loures – em cerimónia que serviu ainda para a apresentação do Livro de Missão e dos trajes de cerimónia e equipamentos desportivos da Missão Portuguesa aos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020. ■

- Publicidade -spot_img

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias