Próxima Edição - 14 de julho

31.2 C
Gondomar
Sexta-feira, Agosto 19, 2022

NIC de Rio Tinto vai para Águas Santas

Também pode ler

O Núcleo de Investigação Criminal (NIC) que se encontra situado no edifício da Estação Ferroviária de Rio Tinto, irá sair da freguesia e instalar-se em Águas Santas. Fica agora em causa a finalidade futura das instalações.

Sobre o caso, Marco Martins começa por referir o seguinte: “Eu é que criei aquele espaço quando ainda era o Presidente da Junta. Em 2006 surgiu a ideia e foi inaugu- rado em 2007. Este NIC tinha vários objetivos, sendo eles: Primeiro, dar resposta a um pedido da PSP para novas instalações, que não existia no concelho de Gondomar e que a Câmara não tinha ainda dado resposta. Segundo, tínhamos a intenção de revitalizar aquela zona da estação de Rio Tinto, porque o edifício estava completamente abandonado. Terceiro, foi criado com o intuito de dar um bom ambiente àquela zona. Na altura, a Junta de Freguesia fez um investimento de 60 mil euros”.

Sobre o motivo da transferência, Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, refere o seguinte: “Pelo que me disseram, a Junta não realizou as obras de conservação e só neste ano de 2021 é que o fez. Supostamente, terá sido esse um dos motivos, a degradação do imóvel”.

O edil da Câmara de Gondomar explica que, após terem-lhe comunicado o assunto, o seu papel enquanto Presidente seria “Garantir que o serviço continuasse no concelho”. Após a primeira reunião com o

Presidente da Junta, decidiu reunir com a Comandante e Sub Comandante da PSP, e ficou delineado que “Nas novas instalações da PSP de Gondomar -que estamos agora a terminar o projeto- vai estar lá contempla- do um espaço para instalar esta equipa. As- sim, vão temporariamente sair para Águas Santas, mas vão voltar para Gondomar da- qui a dois anos. A minha intervenção conseguiu passar de uma decisão definitiva, para uma temporária”.

Questionado sobre a problemática, Nuno Fonseca afirma que, “A PSP vai passar para Águas Santas porque, segundo a comunicação efetuada pela comandante e pela sub comandante Metropolitana da PSP, é que, há uma vontade da policia, de enquadrar as esquadras de investigação criminal, dentro de esquadras normais, de forma a evitar gastos. Pelas informações que tenho, ainda só há duas esquadras -NIC- nestas condições, que no caso é a esquadra de Rio Tinto e a das Antas. A deslocação para a esquadra de Águas Santas é porque a esquadra da PSP, tem condições físicas para albergar a Investi- gação Criminal”.

O Presidente da Junta refere ainda sobre o assunto, que há aqui uma “Questão paralela”, porque esta 4ª Esquadra investiga crimes cometidos nas áreas de Gondomar e de Valongo. Nesse sentido, explica que, “Ela não vai para dentro da área dela. Ela vai para uma esquadra que ficar fora da sua área operacional, porque é a única que tem capacidade logística”.

Nuno Fonseca afirma que, “Não é só os rio- tintenses que vão perder com esta situação. Este NIC estava aqui para dar resposta ao concelho de Gondomar e de Valongo. O que é que todos os habitantes do concelho de Gondomar perdem? Se pensarmos em Ermesinde, eles agora até ficam mais perto. Se pensarmos na outra ponta do concelho ai já não estão. Mas, o que acontece aqui no global é que o habitantes de Gondomar e de Valongo que necessitem de prestar declarações nos autos de investigação da IC -por exemplo- vão ter que ir agora para Águas Santas, quando antigamente iam à estação de Rio Tinto”.

O edil da freguesia diz ainda que esta situa- ção é um “Revés”, dado que os rio tintenses terão agora que se deslocar até Águas Santas, no entanto esclarece que “Não estamos a falar da policia de patrulhamento, estamos sim a falar de uma esquadra de investigação de processos”.

Questionado sobre a falta de investimento no espaço, Nuno Fonseca refere que “Só no ano de 2021, a Junta de Rio Tinto, para melhorar algumas condições do edifício, fez um investimento de 3 900 euros, em ar condicionado, e mais 16 900 euros na reparação de portas e janelas de madeira para que, o traço original se mantivesse no edifício e nas suas devidas condições”.

- Publicidade -spot_img

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias