Próxima Edição - 14 de julho

21.4 C
Gondomar
Sexta-feira, Julho 1, 2022

Noite de eleições atribuí maioria absoluta a PS. PSD desce. CHEGA e IL crescem em eleitorado. CDS com derrota histórica

Também pode ler

Nesta noite de eleições legislativas, o PS (Partido Socialista) levou a melhor, atribuindo a vitória a António Costa com 41.68% dos votos. O PSD ficou em segundo. Uma noite não muito feliz para Rui Rio e seu eleitorado, dado que passou de 79 para 76 deputados. 

A noite decidiu ainda surpreender a todos quando, os partidos CHEGA e IL (Iniciativa Liberal), cresceram comparado aos resultados das eleições anteriores. O CHEGA, a nível nacional foi a terceira força política mais votada, elegendo 12 deputados e o IL, foi a quarta mais votada elegendo oito deputados. O CDS, não conseguiu eleger nenhum deputado, sendo que em 2019 elegeu cinco.

Refira-se ainda que, quer o BE e PCP/PEV foram os dois dos grandes derrotados na noite eleitoral. Em 2019, o BE elegeu 19 deputados e em 2022, elegeu apenas cinco. No que diz respeito ao PCP/PEV, o partido viu o número de 12 deputados, baixar para seis. O LIVRE elegeu um, tal como em 2019.

Em Gondomar, os resultados foram semelhantes aos nacionais, 44,99% dos gondomarenses atribuíram a vitória ao Partido Socialista, 27,63% atribuiu a vitória ao PPD/PSD e 5,79% votou no Bloco de Esquerda. 

No que concerne à abstenção, a maioria dos gondomarenses cumpriu o seu dever, sendo que, apenas 39,41% não se dirigiram às urnas. A nível nacional, a abstenção foi maior, o país registou 42,04%, no entanto diminuiu comparado às eleições de 2019 (45,5%).

O Município registou ainda 1,01% (892) de votos em branco e 0,90% (793) de votos nulos. 

Fizemos uma análise comparativa dos resultados dos votos por cada freguesia do concelho de Gondomar. Analisamos desde as eleições legislativas de 2015, com vista a observar os votos que cada partido obteve nas últimas três corridas.

> Dados do concelho de Gondomar

Dados por Freguesias:

- Publicidade -spot_img

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias