Próxima Edição - 20 de outubro

15.5 C
Gondomar
Quarta-feira, Setembro 28, 2022

NÚMERO DE DÁDIVAS DE SANGUE doadas diminuem no ano de 2021, em Gondomar

Também pode ler

Os dados demonstram que, no ano de 2021, o número de presenças diminui (-26), assim como o número das colheitas (-4), em Gondomar. O pior mês do ano foi o de Abril, e a freguesia com mais dádivas doadas foi a de Gondomar (São Cosme), com 787 presenças e 667 colheitas.

> DR

No total, o Município registou 2184 presenças e 1833 colheitas. Segundo o responsável da Associação de Dadores de Sangue de Gondomar, “Tínhamos tudo para ser um bom ano, mas na colheita de abril, em Gondomar (São Cosme), o Instituto Português de Sangue e da Transplantação (IPST), não convocou os habituais dadores e tivemos praticamente, metade da afluência habitual nesta freguesia. Este resultado influenciou o resultado global do ano”.

Sobre o assunto, Vitor destaca que a quantidade recolhida foi a suficiente para responder às necessidades dos hospitais: “No entanto a quantidade de sangue obtido, ajustou-se às necessidades dos nossos hospitais, visto que em 2021 foi um ano em que a atividade hospitalar voltou a emergir lentamente, face à paragem verificada em 2020 motivada pela pandemia que ainda atravessamos”.

De forma geral, o responsável aponta que “dois dias do ano”, os nossos serviços hospitalares foram abastecidos com sangue proveniente de Gondomar, “Está estimado que Portugal necessita em média 1000 unidades de sangue por dia, as contas estão boas de se fazer”, completa.

Para o calendário de 2022, algumas alterações foram realizadas, como por exemplo a colheita Medas/Covelo, será realizada em dia da semana, bem como a de 21 janeiro em Fânzeres. Segundo Vitor, “Esta alteração deve-se à gestão de meios do IPST, que derivado à fraca adesão verificada nestas freguesias, canalizam as colheitas para dias semanais, deixando livres os fins de semana, para recolhas de maior dimensão”.

No total, consta no calendário 24 dias de colheita, “alguns serão de manhã, outros de tarde, bem como alguns em fins de semana e outros dias da semana… a intenção é alargar as opções a todos os dadores que queiram comparecer nas colheitas promovidas pela Associação de Dadores de Sangue de Gondomar”, completa o responsável.

Para terminar Vitor Freitas, em nome da Associação que representa, refere o seguinte: “Contamos com a solidariedade de todos, para que nunca falte sangue nos nossos hospitais. Obrigado a todos que compareceram nas nossas colheitas! E agradecemos todo o apoio que nos têm concedido, na expectativa de que possamos continuar a contar com o mesmo”.

Todos os meses o seu VivaCidade, na página 4, bem como na sua newsletter divulga os dias em que pode doar sangue, assim fique atento às nossas edições. ■

> Dados das colheitas por freguesia
- Publicidade -spot_img

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias