Próxima Edição - 14 de julho

24 C
Gondomar
Sábado, Julho 2, 2022

MEDICINA REGENERATIVA

Também pode ler

Estimados leitores, este é um tema que vai começar a ser discutido no futuro, com várias aplicações na Medicina, desde a Cirurgia, passando pela Ortopedia (a minha especialidade) até à Oncologia (tratamento do cancro). É um tema atual, mas sem duvida uma das linhas de investigação mais promissoras na Medicina.

O que está na base desta área de futuro prende-se com a investigação de produtos biológicos, capazes de regenerar tecidos humanos e dessa forma poder tratar os pacientes de um modo mais “natural”, podendo mesmo evitar terapêuticas agressivas tal como a quimioterapia ou até cirurgias que podem ser evitadas.

É óbvio que já hoje usamos tratamentos regenerativos tais como factores de crescimento plaquetário (PRP), colagénio injectavel, acido hialuronico com PRP, proteínas morfogénicas, etc. No entanto estamos a dar os primeiros passos, mas com resultados por vezes muito animadores.

Arrisco-me a dizer que será nos próximos anos a grande novidade na Medici- na. Os produtos que já referi são já usados por nós na clínica no tratamento da regeneração cartilagínea, no tratamento da Artrose, principalmente nos Joelhos e tornozelos entre muitas outras articulações. No entanto com pequenos passos, pois ainda estamos a começar, com resultados bons mas ainda dependendo dos casos clínicos e alguns deles ainda de custo elevado para muito pacientes.

Mas hoje, por exemplo o acido hialurónico concentrado e por vezes em conjunto com os factores de crescimento, tem sido amplamente usados no tratamento de artroses com resultados muito animadores, nomeadamente na artrose do joelho. A aplicação destes produtos dentro dos joelhos e outras articulações, além de seguros e sem efeitos secundários, será hoje já uma parte significativamente dos tratamentos que aplicamos nos nossos doentes com excelentes resultados.

Finalmente o conceito de aplicação de PRP (plasma rico em plaquetas) que libertam fatores de crescimento, que tem ação regenerativa e anti inflamatória, diria “natural” pois trata-se de um produto retirado do próprio sangue colhido do paciente, centrifugado numa maquina própria e depois é feita seleção desse produto e aplicado no local certo e necessário do paciente. É certamente um dos promissores métodos de tratamento biológico e regenerativo que mais linhas de aplicação terá no futuro da medicina regenerativa e até mesmo estética.

Até breve, estimados leitores…

Artigo anteriorEditorial
Próximo artigoDois anos… E continua
- Publicidade -spot_img

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias