Próxima Edição - 20 de outubro

15.5 C
Gondomar
Quarta-feira, Setembro 28, 2022

ExpoGondomar de volta e repleto de novidades

Também pode ler

A ExpoGondomar está de volta com muitas novidades. Este ano conta com a participação de 100 empresas gondomarenses e com muita animação, tanto dentro, como fora do pavilhão. Estivemos à conversa com a vereadora responsável Cláudia Vieira, que nos adiantou todos os detalhes dos quatro dias.

Cláudia Vieira

Volvidos dois anos da ausência da ExpoGondomar, qual é a sua expectativa para esta edição?

Esta exposição no fundo é uma continuidade de um processo de conhecimento, de envolvimento e de tentativa de conseguir envolver o nosso setor empresarial para mostrar o que temos de melhor em Gondomar. Estamos com muita expectativa relativamente à participação do público. Isto porque, o envolvimento dos empresários foi muito gratificante, tendo em conta o período de inscrições e a manifestação de interesse que fomos recebendo. Manifestação essa que já nos permite, neste momento, ter a feira praticamente toda fechada e organizada. Esta será um feira multisectorial, o que irá demonstrar a componente eclética do setor em Gondomar e nesse sentido, temos muita expectativa no que diz respeito ao processo.

Todos os lugares estão preenchidos em termos de expositores, ou seja, já não há mais vagas?

Exatamente. Sendo que, a prioridade é sempre dada a Gondomar. Eu penso que temos apenas um que não é do concelho, mas não tenho a certeza se ele, entretanto, formalizou a inscrição.

Quantas empresas estarão presentes?

Teremos 100 empresas, 160 stands, porque há empresas que terão mais que um módulo e oito em streetfood.

Multiusos de Gondomar \\Foto: DR

O que é podemos esperar desta edição?

A nível estratégico, decidimos apostar na decoração, na publicidade e na comunicação deste evento. Nesse sentido, a nossa aposta foi expressiva. Também, com toda a dinâmica da animação da feira. Teremos dois grandes concertos previstos para a ExpoGondomar. No dia 23, às 22h teremos o Miguel Araújo e no dia 24, pelas 21h, recebemos a Joana Almirante. O concerto da Joana irá decorrer mais cedo, porque às 22h, no Souto irá haver o concerto do Carlão. Portanto, a componente de animação está articulada com as da Festas do Concelho. Os concertos serão realizados no Parque dos Castanheiros, em frente ao Multiusos. A Expo irá decorrer ao mesmo tempo, tanto que dentro do pavilhão será transmitido o concerto.

Ao contrário das outras edições este ano, a Expo decorre no período das Festas do Concelho, porque esta decisão?

Tendo em conta que interrompemos pelos motivos já conhecidos, quisemos inte-

A ExpoGondomar não é da Câmara, mas sim dos em- presários. Assim, toda esta dinâmica e aquilo que nós temos vindo a sensibilizar, a abordar e a experiência que eles vão adquirindo ao longo das edições realiza- das passa por perceberem que, não podem ficar no seu stand à espera que vão ao encontro deles.

grá-la na programação das Festas do Concelho, porque sabemos que atrai muito fluxo e movimento ao centro de Gondomar. Esta foi uma decisão estratégica.

Por acontecer em simultâneo, não acredita que pode prejudicar a Expo?

No nosso entendimento, este evento é complementar, ou seja, o fluxo que acontece na romaria das Festas do Rosário é complementar à atividade da própria Expo. O objetivo da ExpoGondomar é, não só atrair o público em geral porque as empresas que lá estão irão poder divulgar os seus serviços, mas também podem fazer venda direta ao público. Este momento irá permitir a interação e o conhecimento entre as próprias empresas para que possam apresentar os seus produtos, bem como os seus modelos de negócio. Nós percebemos que muitas vezes, as empresas não conhecem o vizinho do lado. Também com este objetivo, criamos a plataforma do Gondomar Investe, para possibilitar esta interação e maior conhecimento das empresas e dos setores que dispõem.

Depois destes dois anos de ausência, notou que as empresas estavam a precisar de um evento destes para poder mostrar-se um pouco mais ao público?

Neste momento, tudo aquilo que implica esta interação é sempre muito bem acolhida por todos, nos diferentes níveis e no setor económico ainda mais. Também temos um conjunto de entidades parceiras que têm um papel ativo na Expo, como é o caso da Mike Davis, da Bicafé, que terá uma novidade que vai surpreender os presentes, temos a BDR e a Adriten. A nível institucional contamos com a parceria do IEFP que, para além de trazer uma dinâmica em termos dos custos de formação, também irão realizar junto das empresas um estudo para perceber as necessidades das mesmas e com isso, ajudar-nos a desenvolver e melhorar a Expo nas futuras edições, conforme as necessidades das empresas.

E quanto à alimentação, haverá dentro e fora do recinto?

Nós vamos ter uma sala de apoio para os expositores. Nesta sala haverá café, salgados, bolachas, fruta. Vamos ter ainda um espaço de animação para as crianças. Depois, no parque de estacionamento, na parte de trás do Multiusos, haverá pelo menos oito restaurantes streetfood.

A entrada é livre?

A entrada é totalmente livre. A Expo abre na quinta feira às 13h e a sessão oficial da abertura é às 17h. O encerramento será por volta 20 horas. Pela primeira vez no primeiro dia, vamos fazer um jantar com todos os empresários, para que possamos criar um momento de networking. Na sexta e no sábado a Expo encerra à meia noite e depois no domingo encerra às 20h.

A Câmara fez uma grande aposta neste evento, que mensagem quer deixar?

A ExpoGondomar não é da Câmara, mas sim dos empresários. Assim, toda esta dinâmica e aquilo que nós temos vindo a sensibilizar, a abordar e a experiência que eles vão adquirindo ao longo das edições realizadas passa por perceberem que, não podem ficar no seu stand à espera que vão ao encontro deles. Eles têm que criar dinâmicas. Eu estou muito confiante de que, toda esta experiência já adquirida traga a dinâmica que nós queremos para este espaço, tanto que vamos ter animação programada para todos os dias. Estes dias vão ser uma oportunidade para as empresas, porque muitas pessoas serão atraídas pelo concertos que nós temos no programa. Também teremos jogos interativos promovidos pela própria Câmara, com prémios para atribuir aos visitantes. Este é um evento até para as famílias. Nós criamos estratégias para atrair pessoas do concelho e de fora dele, tanto que estamos a contar com a presença de mais de 50 mil visitantes, nos quatro dias. Por isso, venham usufruir, venham visitar-nos e venham dar o vosso contributo. ■

- Publicidade -spot_img

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias