Próxima Edição - 20 de outubro

16.2 C
Gondomar
Terça-feira, Setembro 27, 2022

Feira de Gondomar em definitivo junto ao Multiusos de Gondomar

Também pode ler

“Nós não queremos deixar morrer a tradição”, é esta a frase que a vereadora Aurora Vieira, utiliza para justificar o investimento, a atenção e as mudanças que o Município tem decido realizar para a Feira de Gondomar. A partir do dia 29, a feira passa para o parque em frente ao Multiusos de Gondomar.

A decisão para passar a realizar a feira à frente do Multiusos de Gondomar surge, porque a vereação responsável entende que os feirantes e os clientes têm que ter mais condições para realizar tanto as suas vendas, como também as suas compras.

Aurora Vieira

Segundo Aurora Vieira, atualmente o local onde se realiza a feira de Gondomar não proporciona esses requisitos de acessibilidade e de logística. A responsável explica que, para além da habitual concorrência das grandes superfícies e das lojas que praticam preços baixos, a pandemia fomentou outra realidade, as vendas online. Este panorama atual prejudicou as feiras, tanto que sentiu-se uma “diminuição de visitantes e de compradores”.

Nesse sentido, a vereadora sublinhou que era urgente encontrar uma solução que atraísse mais visitantes, porque o executivo não quer deixar morrer esta tradição. Perante todos os problemas surgiu a ideia de alterar o local da Feira e colocá-la neste novo espaço que, neste momento, está a ser intervencionado.

A obra será dividida em duas fases. Numa primeira fase a vereadora explica que houve a preocupação de “regularizar todos os passeios, bem como a logística do espaço para podermos colocar em condições a feira. Em paralelo, este novo local, tem mais facilidade de estacionamento, mesmo no Multiusos. Além disso, exclusivamente nestes dias, o autocarro irá realizar uma paragem neste local”.

“Portanto iremos reordenar e sobretudo, criar melhores condições para a acessibilidade do público, o que acredito que irá desencadear mais atractividade nesse aspeto. Nós não queremos deixar morrer a tradição, assim queremos proporcionar às pessoas condições para ir à Feira, com facilidade de estacionamento e, ou, perto da paragem de autocarros. Assim, tentaremos ainda fomentar mais público. Esta primeira fase será para ser implementada a curto prazo”, acrescenta.

Depois teremos a segunda fase, o projeto a ser realizado concerne à zona envolvente da feira, para e, “Eventualmente, estamos a pensar criar momentos ou polos de atração”.

Basicamente, com esta decisão o pretendido é “Mais acessibilidades, mais facilidade de estacionamento, mais proximidade ao público e mais organização para quem está a trabalhar”. Atualmente, a feira de Gondomar é composta por aproximadamente 200 feirantes e o pretendido pela vereação é que todos transitem para este novo espaço: “Os contratos dos feirantes mantêm-se, apenas haverá uma reinstalação”.

Ainda sobre o processo, Aurora garante o seguinte: “Durante todo o processo, tudo foi tratado com reuniões com as associações dos feirantes. Há duas associações e tenho reunido sempre com elas. Todos os lugares serão atribuídos de forma aleatória, ou seja, por sorteio, para ser justo”.

“Quando estou na rua, numa maneira geral, sinto que as pessoas acham que é uma ideia atrativa, apesar de não ser nova, porque há um período de três semanas na altura das festas, em que a mesma acontece neste espaço. Do que me dizem, tem sempre corrido bem. Porque tem mais entradas (três) e mais facilidade de acesso, e de estacionamento”.

“Queremos revitalizar a feira de Gondomar e aqui teremos melhores condições para a visita da feira. Tenho ainda que agradecer particularmente a participação muito profícua, aberta e correta, dos representantes dos feirantes, porque sentimos que estavam cá para ajudar. O conhecimento deles foi essencial, mas a postura que eles tiveram ao participar foi muito correta. Queria salientar para os gondomarenses, podem voltar à tradição da Feira de Gondomar, porque as acessibilidades vão melhorar, independentemente se vier de autocarro, ou no seu carro. A mudança é sempre um desafio, pode acontecer alguma situação que não seja a melhor, mas estaremos cá todos, de boa fé, para melhorar e resolver. Vamos todos ganhar”, conclui. ■

- Publicidade -spot_img

Mais artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias