Estes são os campeões de Gondomar

Equipa Sub-15 do Gondomar Cultural/Foto: Direitos Reservados

Equipa Sub-15 do Gondomar Cultural/Foto: Direitos Reservados

A época desportiva aproxima-se da fase final e é tempo de apresentar os campeões de Gondomar, nas diversas modalidades. A conquista de títulos distritais, regionais, nacionais e internacionais premiaram o trabalho diário, esforço e dedicação dos atletas gondomarenses. Ao Vivacidade, os campeões e dirigentes desportivos explicam a segredo para o sucesso e apontam objetivos para a próxima época.

Atletismo, basquetebol, futebol, futsal, polo aquático, ténis de mesa e trail running. É nestas modalidades que os atletas gondomarenses foram premiados esta época. O Vivacidade reuniu depoimentos dos principais protagonistas e foi à procura do segredo para o sucesso desportivo assente no treino diário, espírito de sacrifício, confiança e motivação para alcançar os títulos.

Ala de Gondomar conquistou três títulos nacionais

Raquel Martins foi a Loulé conquistar duas medalhas de ouro e uma de bronze no Campeonato Nacional Individual de Cadetes. A mesatenista garantiu o título individual e de pares mistos (com o apoio da atleta Raquel Varejão, do CTM Mirandela) e em pares mistos, com Miguel Cunha, conquistou a medalha de bronze.

Para Pedro Oliveira, treinador da atleta gondomarense, a conquista tem “grande significado” para o clube e corresponde aos objetivos traçados no início da época. No próximo ano, Raquel Martins vai manter-se no escalão de cadetes do ténis de mesa da Ala de Gondomar. De acordo com o técnico, a atleta vai “apontar aos mesmos objetivos e procurar melhorar o 3.º lugar conquistado na categoria de pares mistos”.

Já na 1ª Divisão Regional de Séniores Masculinos, a Ala foi campeã e garantiu a disputa pela subida da equipa de ténis de mesa à 2ª Divisão Nacional, que vai disputar-se a 20 e 21 de junho, em Viseu. “Queremos subir de divisão porque seria positivo aumentar o nível de dificuldade para os atletas”, disse Mária Nogueira, treinador da equipa, ao Vivacidade.

Riotintense Pedro Ferreira, da Casa do Benfica de Paredes, poderá representar Portugal no Mundial da Colômbia

Carlos Tavares treina, já há alguns anos, em Rio Tinto, verdadeiros campeões do atletismo. André Pereira é um dos exemplos mais recentes do trabalho do treinador riotintense mas as atenções focam-se agora em Pedro Ferreira, também de Rio Tinto, que recentemente atingiu os mínimos para competir no Campeonato Mundial de Juvenis, na Colômbia. O treino, quase diário, é feito no concelho de Gondomar mas é pela Casa do Benfica de Paredes que Pedro Ferreira compete. “É um feito gratificante. Mais uma vez vejo o meu trabalho a ser reconhecido e dá-me força para continuar. No entanto, o trabalho é do atleta e ele é que merece ser reconhecido porque vê compensado alguns anos de sacrifício”, explica o treinador Carlos Tavares. A participação no mundial ainda não está garantida, já que a Federação impôs um limite de quatro atletas a representar Portugal na Colômbia. “Neste momento o Pedro atingiu os mínimos mas ainda estamos à espera da convocatória da Federação de Atletismo, só aí é que temos a certeza absoluta se o Pedro vai representar Portugal”, afirma. Para além da prova colombiana, Pedro Ferreira parte para a China, em representação de Portugal no desporto escolar, no dia 26 de junho.

Infantis da Casa FCP de Rio Tinto foram campeões de série da 2ª Divisão

Apesar da derrota contra a Associação Solidariedade Social Amanhã da Criança, na final da 2ª Divisão de futsal da Associação de Futebol do Porto (AFP), o escalão de Infantis (sub-13) da Casa FC Porto de Rio Tinto garantiu no final de maio a conquista da Série 2 da competição. O Vivacidade noticiou na edição de maio o feito alcançado pelo conjunto riotintense. Na altura, José Carlos Rocha, presidente do clube, realçou o “significado especial” do título de formação.

Diogo Matias e João Pinto, do FIDES Gondobasket, são campeões distritais

A modalidade do basquetebol também está bem representada em Gondomar. Integrados na seleção distrital, Diogo Matias e João Pinto foram campeões no Distrito do Porto, uma vitória que também soube bem ao clube gondomarense. “Esta é uma vitória individual dos atletas mas também do clube. Somos o clube com maior representatividade do concelho de Gondomar e para nós é muito importante ter estas conquistas”, disse ao Vivacidade, o coordenador técnico do FIDES Gondobasket, Luís Gonçalves. Segundo o treinador, os dois atletas têm vindo a evoluir muito. “O João Pinto é um atleta que se entrega de corpo e alma ao basquetebol e o Diogo, apesar de ter começado mais tarde, vai ser um atleta de grande nível”, refere o técnico. De resto o clube vai também agora disputar a final four em Guifões, nos escalões masculinos de sub-14, sub-16 e sub-18 e sub-14, sub-16 e sub-19 femininos. “Era nossa expectativa chegar a esta fase bem representados. Para nós é muito gratificante estar representados”, conclui Luís Gonçalves.

Marco Vigário elogia campeões distritais nos sub-20 do Pinheirense

“Este era um objetivo do clube, ser campeão distrital e ir à final-four da taça nacional. Ficamos apurados para disputar a taça durante os dias 26, 27 e 28 de junho, em Ponte de Sor. No próximo ano vamos disputar o campeonato nacional de sub-20, é a segunda vez que se realiza essa competição e já estamos inseridos”, explica ao Vivacidade, o presidente do Futebol Clube Unidos Pinheirense, Marco Vigário. “Temos uma boa equipa com dois internacionais portugueses que vão continuar no nosso plantel no próximo ano. Temos esperança de trazer a taça para casa”, acrescenta ainda o dirigente.

Gondomar Cultural sagrou-se campeão regional de polo aquático

As equipas sub-15 e sub-17 de polo aquático do Gondomar Cultural sagraram-se campeãs regionais. José Santos, presidente da direção, realça a satisfação garantida pelo título regional e promete “continuar a desenvolver o trabalho feito na modalidade”.

No campeonato nacional feminino de polo aquático o Gondomar Cultural ficou classificado em 2.º lugar. Nas restantes modalidade da associação, destacam-se o percurso da equipa de andebol no campeonato INATEL, vencedor da zona norte, e voleibol feminino, 2.º classificado na 3ª Divisão.

Gondomarense Lucinda Sousa foi a melhor atleta nacional no Campeonato do Mundo de Trail Running

A atleta do Gondomar Futsal Clube, Lucinda Sousa, foi a melhor atleta nacional no Campeonato do Mundo de Trail Running, terminando a prova The Lake Annecy MaXi Race Trail Run, em França, na 30.ª posição.

A gondomarense sofreu uma queda na partida, que provocou uma fratura na rótula, limitando a atleta durante toda a prova, especialmente nas descidas. Ao Vivacidade, Lucinda Sousa admite que não desistiu apesar das dificuldades após a queda. “A prova correu muito bem, dentro dos possíveis. A fratura da rótula foi logo no arranque – nos primeiros 30 metros – e a partir daí as subidas foram-se fazendo e as descidas com muita dificuldade. A chegada à meta foi difícil”, explica.

A atleta ficou contente com o resultado obtido apesar de considerar que poderia ter ido mais longe, caso não tivesse fraturado a rótula. “Tentei gerir a prova dentro do possível mas na fase final fui ultrapassada. A classificação poderia ter sido muito melhor”, admite a gondomarense. “O próximo passo agora é recuperar da lesão e lutar para ir à prova do Monte Branco, em agosto”, acrescenta Lucinda Sousa.

Juvenis do Gondomar SC sagraram-se campeões distritais

A equipa de juvenis do Gondomar Sport Clube sagrou-se campeã distrital de futebol. Ao Vivacidade, Álvaro Cerqueira explica a importância da conquista. “A vitória vem de encontro aos nossos objetivos. Houve um grande empenho da secção de formação e conseguimos que a equipa subisse à 1ª divisão. Para o clube, ter todos os escalões a competir a nível nacional revela grande exigência e é motivo de orgulho”, refere o dirigente.

Juvenis da Juventude Desportiva de Gondomar conquistam título distrital e sobem à 1ª divisão

“Ao longo dos 10 anos da sua vida, a Juventude Desportiva de Gondomar (JDG) foi-se consolidando nos diferentes escalões e desde os mais pequeninos até aos Veteranos, é hoje uma das equipas com maior número de atletas em atividade no futsal da AFPorto”, lembra o presidente do clube, Carlos Alberto. O escalão dos juvenis da JDG sobem à primeira divisão, após a conquista do título distrital na segunda divisão. O clube está de parabéns, até porque celebra este ano dez anos de vida. “No mesmo momento em que a JDG celebra o seu 10º aniversário e tendo sempre como lema principal o enfoque na formação de futsal, a sua equipa de Juvenis acaba de conquistar o título Distrital da 2ª Divisão (consequente subida à 1ª divisão), numa época em que terminou com um único empate em todos os jogos realizados”, refere, com orgulho, o presidente da Juventude.

Atletas do Luz e Vida trouxeram medalhas para “casa”

No clube de atletismo Luz e Vida Gondomarense, os atletas Henrique Neves e Sara Moreira sagraram-se campeões regionais de 1000 metros no Torneio Olímpico Jovem Nacional, pela Seleção Regional do Porto. O clube também conta com três campeões regionais individuais. Para David Fernandes, presidente e treinador do clube gondomarense, as conquistas “trazem boas perspetivas para o Luz e Vida” e demonstram a evolução dos atletas.

, , ,