Gramido foi palco de um dos fins de semana mais agitados de Gondomar

Entre os dias 27 e 29 de junho, o Polis e Casa Branca de Gramido receberam várias iniciativas. A inauguração da Loja Interativa do Turismo, os 167 anos da Convenção de Gramido e a 1.ª D’Ouro Run, trouxeram milhares de pessoas à marginal do rio Douro, em Gondomar. O Vivacidade acompanhou as atividades realizadas durante os três dias.

Sexta-feira, 27 de junho:

Pouco passava das 16h45, quando o presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, chegou à Casa Branca de Gramido. Objetivo? Inaugurar a Loja Interativa de Turismo de Gondomar, um equipamento concebido em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), que passará a servir os turistas portugueses, estrangeiros e os gondomarenses curiosos.

Inauguração da Loja Interativa de Turismo de Gondomar / Foto: Ricardo Vieira Caldas

Inauguração da Loja Interativa de Turismo de Gondomar / Foto: Ricardo Vieira Caldas

Tecnologicamente desenvolvido, o novo posto está ligado em rede às restantes lojas do TPNP através de uma mesa interativa ‘multi-touch’ e dispõe também de um ecrã panorâmico com material promocional, vídeos, uma mapa interativo e imagens tridimensionais. Para além da loja, o concelho conta agora com três promotoras virtuais [no Largo do Souto, em S. Cosme, Largo do Mosteiro, em Rio Tinto, e Gramido, em Valbom].

26ª loja no país é inovadora na tecnologia

No novo ‘espaço lounge’, na Casa Branca, criado também para a Loja Interativa, juntaram-se dezenas de pessoas, entre as quais vários presidentes de Junta, vereadores e funcionários da Câmara Municipal.

Marco Martins e Carlos Brás

Marco Martins, presidente da CMG
“É mais uma marca para Gondomar”
Carlos Brás, vereador do Turismo da CMG
“A loja interativa valorizou a margem do Douro em Gondomar”

Melchior Moreira, presidente da entidade regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, descerrou a placa juntamente com Marco Martins e foi o primeiro a discursar. “De todas as lojas que inaugurei esta é aquela que me deixa com um orgulho muito especial”, declarou ao público presente. Melchior elogiou a definição estratégica e visionária do presidente da Câmara, na aposta do turismo e revelou algumas vantagens da criação da Loja Interativa. “Gondomar fica agora ligada a todo o mundo e tem a oportunidade de alavancar a economia regional já que a loja passa a vender artigos de Gondomar”, disse.

A 26.ª loja do TPNP, em Gramido, Valbom – de um total de 65 que a entidade pretende criar – terá à venda artigos de todo o país, da Galiza e vice-versa.

Um “dia especial e diferente”, considerou Marco Martins. “Gramido e o Douro para nós são emblemáticos. Quando tomamos posse, este espaço estava fechado. Gondomar tem um conjunto de produtos referenciados que pode vender: o rio Douro, a Gastronomia, a Filigrana, a Natureza”, mencionou.

A inauguração contou ainda com uma demonstração da mesa interativa e da nova aplicação, criada para Gondomar, para smartphones Android e iOS.

No final, perante a presença de diversas entidades do concelho e do país, como, por exemplo o vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Álvaro Carvalho, e a diretora do CINDOR, Eunice Neves, assistiu-se a um espetáculo de moda, junto ao Polis de Gramido, com demonstrações de filigrana e animação de fogo.

Sábado, 28 de junho:

A Inauguração da Loja Interativa de Turismo, foi apenas o ponto de partida. A propósito dos 167 anos da Convenção de Gramido, sábado foi dia de festejar a assinatura do documento assinado em Valbom, que selou a paz após um ano de guerra civil (1846-1847) em Portugal.

, ,