Próxima Edição - 21 de outubro

15.5 C
Gondomar
Terça-feira, Outubro 19, 2021

Estatuto Editorial

Em obediência aos preceitos legais, publica-se de seguida o estatuto editorial do Jornal Vivacidade, o órgão de informação de Gondomar, com periodicidade mensal.

1- O Vivacidade é um órgão de informação de referência regional, que pretende divulgar os valores de Gondomar, através da publicação de artigos que demonstrem e expliquem os acontecimentos relevantes, bem como as realidades políticas, económicas, sociais, culturais e desportivas do concelho. É pluralista, e tem como objetivo fundamental assegurar a todos os leitores o direito à informação.

2- O Vivacidade respeita os direitos e deveres constitucionais da liberdade de expressão e de informação e rege-se pelo escrupuloso cumprimentos das normas éticas e deontológicas do jornalismo.

3- O Vivacidade distingue notícias de opiniões, reservando o direito de ordenar, interpretar e relacionar factos e acontecimentos.

4- O Vivacidade rege-se por critérios jornalísticos de rigor e isenção, respeitando todas as opiniões. É independente do poder político, económico e religioso, a favor do pluralismo de opinião, ainda que preservando o seu direito de poder assumir posições e defender opiniões próprias.

5- O Vivacidade compromete-se a respeitar o sigilo das suas fontes de informação, não admitindo, em nenhuma circunstância, a quebra desse princípio.

6- O Vivacidade assume o direito de emitir opinião própria, sobre todas as notícias, em editorial, sempre no respeito integral pela lei em vigor.  É composto por jornalistas profissionais, colaboradores e outros que se identificam com os valores da profissão na defesa intransigente da verdade dos factos e na liberdade de opinião.

7- O Vivacidade recusa expressamente o sensacionalismo e a exploração comercial da matéria informativa; comprometendo-se a não prosseguir apenas fins comerciais e a não abusar da boa fé dos leitores ao encobrir ou deturpar a informação.

8- O Vivacidade cumpre a lei de imprensa e as orientações definidas neste estatuto editorial e pela sua direção.