5 profissionais que adoram a Internet

Há algum tempo, quando alguém estava no computador, isto significava, por norma, que estava num momento de pausa. Quantos de nós não recebemos, dos pais ou avós, o aviso para largarmos a tecnologia e irmos trabalhar ou estudar? Pois bem… esta realidade mudou e, hoje, muito mais do que um instrumento de lazer, um computador é um instrumento de trabalho importante.

Além de servir para alojar bases de dados ou mesmo empresas integrais; a Internet é o espaço onde se torna possível encontrar geradores, informações e métodos de publicidade de extrema importância para vários tipos de atividade profissional.

As valências da Internet vieram mudar, por completo, o mercado de trabalho e, por isso mesmo, os profissionais de várias áreas começaram a ter, perante o mundo digital, uma postura muito distinta.
Existem, hoje em dia, mercados e profissionais que não conseguiriam gerir o seu quotidiano ou criar o seu negócio sem o apoio das ferramentas digitais.

Hoje, iremos explorar esta temática, tentando compreender como é que a Internet se tornou importante para determinados especialistas, em vários setores. Venha descobrir quais são os 5 profissionais que não sabem viver sem recorrer à Internet.

 

1. Os empreendedores e empresários

Os empreendedores e empresários da atualidade sabem bem que dependem da Internet para terem a possibilidade de sucesso na sua empresa.
Hoje, é através da Internet que se encontram as ferramentas para o seu negócio, sendo possível fazer quase tudo online: a criação do nome, a geração do logótipo, o estabelecimento de um domínio ou a estruturação de um bom slogan.
Além disso, devido às lógicas do mundo atual, é também a Internet que aloja muitos dos sites que conhecemos. As lojas online são, de facto, um dos tipos de negócios que mais se encontra em crescimento nos dias de hoje.

2. Os criadores de conteúdo e autores

Para um criador de conteúdos ou um autor, a Internet pode constituir a maior fonte de retorno financeiro e de difusão pessoal.
Hoje em dia, vários sites exploram o trabalho dos freelancers nestas áreas, buscando copywriters, profissionais com conhecimentos de criação de conteúdos para SEO, editores ou revisores.
A criação de conteúdos de autor é frequentemente feita em encomendas através de plataformas digitais ou serviços de mediação literária. Além disso, um autor pode também ganhar visibilidade através dos blogs e sites literários, onde o profissional pode expor e partilhar as suas valências, bem como obter uma opinião do público-alvo e conquistar clientes.
Assim, para quem cria conteúdo, o mundo online surge como um fornecedor de oportunidades, essencial para fazer crescer o negócio e para difundir o nome e o trabalho dos criadores.

3. Os influencers e comediantes

A Internet, em geral; e as redes sociais, em particular, são um dos maiores apelos para os comediantes da atualidade e, claro, para os influencers.
O mundo digital veio abrir uma janela de oportunidade para quem deseja sagrar-se em áreas como a moda, a arte ou a comédia.
Através de espaços como o Instagram, o Twitter e o Youtube, estes profissionais encontram uma forma de criar e difundir o seu trabalho.
Um bom exemplo disto é a forma como os Instagramers de moda conseguem obter patrocínios das suas marcas favoritas, contando com as chamadas “publicações patrocinadas”. Outro, seria a proliferação de profissionais de stand-up comedy devido aos seus vídeos no Youtube.

4. Os professores e formadores

Antigamente, para aprender, era necessário ir à escola mas, como sabemos, o mundo mudou. Hoje em dia, os professores e formadores começam a utilizar as potencialidades da Internet, não só para pedir inovadores trabalhos aos seus alunos e formandos mas também para criarem novas estruturas de negócio.
Explicações não presenciais; aulas via e-learning e passagem de conteúdos programáticos através do email são exemplos de usos que este tipo de profissional pode fazer da Internet.

5. Os artistas e criadores de videojogos

Os artistas e os criadores de videojogos não poderiam amar mais as lógicas do mundo digital. Além de as lógicas do século XXI acabarem por ancorar estas profissões à Internet, sendo o espaço onde estas são divulgadas e também onde, muitas vezes, acabam por permanecer; estes profissionais encontram aqui uma excelente fonte de inspiração e uma forma de contacto com as opiniões dos seus públicos.
Estes artistas utilizam, frequentemente, os servidores da Internet para alojar os seus jogos ou trabalhos artísticos (como músicas, textos ou imagens). Aqui, conseguem fazer com que o seu trabalho chegue ao grande público e tenha uma maior expressão.
A colocação de músicas e vídeos no Youtube ou de fotografias no Facebook ou no Instagram são bons exemplos do uso que os artistas fazem da Internet. Da mesma forma, também os criadores de vídeo jogos apresentam aqui as suas novas criações, chegando a fazer campanhas através deste meio para promover, também, os produtos físicos.