Próxima Edição - 21 de outubro

22.2 C
Gondomar
Segunda-feira, Outubro 18, 2021

História

Com origem na Freguesia de Baguim do Monte, em 2006, o Vivacidade viu a sua primeira edição ser publicada em abril do mesmo ano. Durante seis anos, o projeto do jornal cingiu-se às freguesias de Baguim e Rio Tinto, às quais estava inicialmente destinado.

Em janeiro de 2013, altera-se o logótipo, a imagem e o conceito do Vivacidade. As páginas a preto e branco dão lugar à cor e a abrangência também muda, passando o Vivacidade a acompanhar toda a informação do concelho. Como um jornal do concelho de Gondomar, o periódico procura oferecer ao leitor informação isenta e responsável.

De periodicidade mensal, o Vivacidade é uma publicação gratuita em formato tabloide, com uma média de 48 páginas e distribuída em todo o concelho.

Com cerca de 1200 postos fixos, o jornal é distribuído nas freguesias de Baguim do Monte, União das Freguesias de Fânzeres e S. Pedro da Cova, União das Freguesias de Foz do Sousa e Covelo, Lomba, União das Freguesias de Melres e Medas, Rio Tinto e União das Freguesias de Gondomar, Valbom e Jovim.

Ao nível editorial, o Vivacidade está organizado por cores e editorias: Sociedade, Cultura, Política e Desporto. Dispomos ainda de uma Grande Reportagem por edição e de um destaque mensal. Como não podia deixar de ser, dedicamos algum espaço mensal à opinião livre. A intervenção dos partidos políticos com representatividade em Gondomar é incluída nas nossas edições e a análise de alguns temas, como saúde, ambiente e economia são também tidos em conta através dos nossos colaboradores fixos.

O Vivacidade possui uma ainda uma parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional e com a DECO – Associação para a Defesa dos Consumidores, para mensalmente, dar a conhecer as ofertas de emprego mais atualizadas e alguns aspetos relevantes a ter em conta pelos consumidores. Para os leitores mais jovens, destacamos a editoria Lazer, com receitas culinárias, cartoons, jogos didáticos e agenda cultural.

O futuro, como dizia o administrador da Vivacidade S.A. no seu primeiro editorial, passa por algumas alterações e abertura à Internet. A rádio e a televisão online são também objetivos do grupo no qual o jornal se insere. A passagem de uma periodicidade mensal para quinzenal é também objeto de análise desde a sua fundação.