Comerciantes aprovam iniciativa “Neste Natal Compre + Local”

Esta é a 4ª edição da iniciativa – Foto: Pedro Santos Ferreira

Está em vigor a campanha de incentivo ao comércio local, intitulada “Neste Natal Compre + Local”. O Vivacidade falou com os comerciantes que aprovam a medida da Câmara de Gondomar.

Desde o dia 1 de dezembro, os consumidores têm a hipótese de usufruir da campanha “Neste Natal Compre + Local”, iniciativa do Município de Gondomar que premeia os clientes que façam um investimento igual ou superior a 24 euros nas mais de 700 lojas aderentes.

Em São Pedro da Cova, Delminda Alvitano, proprietária de uma loja de artigos em 2.º mão, aprova o incentivo da autarquia ao comércio local. “Abrimos este espaço em abril e este é o primeiro ano em que participamos na campanha. É sempre bom para os comerciantes e para os gondomarenses”, afirma.

Ao nosso jornal, a comerciante admite que a campanha “surpreende os clientes” e pede “mais publicidade” para divulgar esta oportunidade junto dos consumidores.

Por sua vez, em Gondomar (São Cosme), José Pereira, sócio-gerente de uma papelaria, marca presença na campanha desde a 1ª edição. “É interessante que a Câmara de Gondomar faça este tipo de iniciativa com oferta de prémios que agradam ao cliente. Quem nos visita acaba por ficar agradado com a possibilidade de ter uma prenda extra no Natal”, faz notar.

Já em Fânzeres, Teresa Martins, proprietária de uma drogaria, mostra-se satisfeita com a inovação do concurso de montras, no qual participa. “É uma ideia nova e muito interessante para os comerciantes chamarem os clientes aos seus espaços”, refere. Contudo, Teresa deixa um pedido à autarquia: “importa que os prémios saiam com mais regularidade para deixar os clientes ainda mais satisfeitos”.

Em Baguim do Monte, José Oliveira gere uma confeitaria que participa no “Neste Natal Compre + Local” desde a primeira vez. Ao Vivacidade, o empresário aprova a campanha. “É uma iniciativa que contribui para que o comércio e os clientes possam encontrar-se, sabendo que existe um prémio com essa aposta no comércio tradicional”, atesta.

Por último, em Rio Tinto, Jorge Ribeiro, funcionário de uma loja de chaves e fechaduras, considera a medida “interessante para o comércio”. No entanto, refere que a campanha poderia “ser mais divulgada”.

“Campanha de Natal encontra-se consolidada e enraizada no território”

Para Carlos Brás, vereador do Desenvolvimento Económico da Câmara de Gondomar, a campanha “Neste Natal Compre + Local” “encontra-se consolidada e enraizada no território durante a época natalícia”.

O autarca lembra que ao longo das quatro edições (incluindo a que se encontra em vigor) a iniciativa “foi sendo sucessiva, e gradualmente, alvo de ajustes de modo a adaptar-se à realidade do Município”.

“Para além do aumento significativo de estabelecimentos aderentes, temos constatado que esta medida tem permitido estimular hábitos de consumo locais, fidelizar o público e criar novos laços entre as empresas e os clientes”, afirma o vereador.

Desta forma, o principal indicador de mérito da medida está relacionado com a “significativa manifestação de vontade de adesão” por parte dos comerciantes, além de “um crescente envolvimento dos clientes”.

Face à possibilidade de reforçar a divulgação da campanha, Carlos Brás vê com bons olhos “todas as sugestões recebidas, sendo certo que serão levadas em conta, no futuro”.

A campanha “Neste Natal Compre + Local” mantém-se em vigor até ao dia 8 de janeiro de 2018. Paralelamente, decorre também o concurso “Montra +”, que permite eleger a melhor montra através de votação no Facebook.

 

, ,