2.ª Maratona BTT Gondomar pôs ciclistas à prova por uma boa causa

Maratona

Esta foi a segunda edição da prova, organizada pelos Bombeiros Voluntários de Gondomar

Chuva, lama e um percurso acidentado. A 2.ª Maratona BTT do concelho, organizada pelos Bombeiros Voluntários de Gondomar, repetiu o sucesso da primeira edição. Em competição por uma boa causa, centenas de ciclistas não faltaram à prova.

Na manhã do dia 30 de março o quartel dos Bombeiros Voluntários de Gondomar foi o ponto de encontro para os praticantes e simpatizantes do BTT. A chuva ameaçou estragar a segunda edição da prova, organizada pelos Bombeiros Voluntários de Gondomar (BVG), mas para os ciclistas era só mais um obstáculo. Os atletas inscritos chegavam a conta gotas e o espírito era de convívio por uma causa solidária. Objetivo: ajudar os BVG com o valor da inscrição.
A falsa partida foi dada no quartel, com os ciclistas a dirigirem-se ao quilómetro zero, junto ao Centro de Saúde de Gondomar (S. Cosme). Foram traçados dois percursos [maratona e meia maratona], entre Covelo, Foz do Sousa e Gondomar, com o regresso ao quartel a ser feito em andamento livre.
Ao Vivacidade, Valter Ramos, bombeiro na corporação, mostrou-se satisfeito com a segunda edição da prova. “O número de participantes nesta maratona superou a expectativa inicial. Este ano temos três vezes mais do que no ano passado. Tentamos corrigir os erros que cometemos na primeira edição e vamos procurar corrigir os erros desta 2.ª edição, já no próximo ano”, afirma.
Glória aos vencedores [ver caixa] e honra aos vencidos, no fim o valor arrecadado correspondeu às expectativas da corporação. Os 2500 euros já têm destino e vão ser investidos em novos equipamentos dos BVG. No horizonte dos Bombeiros de Gondomar estão outras iniciativas associadas ao desporto. “Agora queremos desenvolver outras atividades, como por exemplo: dança, caminhadas, ciclismo, entre outras…”, diz Valter Ramos. No quartel, à espera dos ciclistas estava um porco no espeto, música e muita animação. Marco Martins, presidente da Câmara de Gondomar, juntou-se aos atletas no final da prova.

Vencedores maratona

Nome Hugo Marques – Classe Master B – Equipa Rodabike – Percurso Maratona – Tempo 2:52:18
Nome Daniel Bastos – Classe Master A – Equipa AMA/Martos/HRV/Bfour – Percurso Maratona – Tempo 2:55:16
Nome António da Silva – Classe Elites – Equipa AMA/Martos/HRV/Bfour – Percurso Maratona – Tempo 2:59:30
Nome José Reis – Classe Master C – Equipa Ripolins – Percurso Maratona – Tempo 3:47:30

Vencedores meia maratona

Nome Abilio Nunes – Classe Master B – Equipa Kekanelas – Percurso Meia Maratona – Tempo 2:07:06
Nome Carlos Viana – Classe Master A – Equipa Lagoela Bike – Percurso Meia Maratona – Tempo 2:07:08
Nome Tiago Rocha – Classe Elites – Equipa Longusbike Team/Clube BTT Gondomar – Percurso Meia Maratona – Tempo 2:12:23
Nome Américo Rodrigues – Classe Master C – Equipa BTT-TT Sandim – Percurso Meia Maratona – Tempo 2:32:23
Nome Paulo Rocha – Classe Júniores – Equipa Longusbike Team/Clube BTT Gondomar – Percurso Meia Maratona – Tempo 2:43:52
Nome Cristina Marques – Classe Feminino – Equipa ND Travanca/Bicicletas Andrade – Classe Meia Maratona – Tempo 2:51:05

,