“A Minha Casinha” venceu 1.º Concurso de Curtas-Metragens

Entrega de prémios Concurso Curtas-Metragens - setembro 2016

A entrega de prémios realizou-se na Junta de São Pedro da Cova / Foto: Pedro Santos Ferreira

O filme de animação “A Minha Casinha”, da realizadora Maria Atalaia, venceu o 1.º Concurso de Curtas-Metragens de Fânzeres e São Pedro da Cova. A cerimónia de entrega de prémios realizou-se no dia 24 de setembro, na Junta de Freguesia de São Pedro da Cova.

O júri do Concurso de Curtas-Metragens – Fânzeres e São Pedro da Cova elegeu o filme de animação “A Minha Casinha”, de Maria Raquel Atalaia, como vencedor da 1ª edição desta iniciativa.

A curta-metragem vencedora conta a história de uma menina que vivia no mundo da lua e era muito distraída, até que um dia resolveu deixar a lua e procurar uma casinha.

“Fiquei surpreendida porque não é muito comum um filme de animação vencer este tipo de concursos. É a primeira vez que recebo um 1.º prémio com este filme”, disse Maria Raquel Atalaia, em declarações ao nosso jornal.

A cerimónia de entrega de prémios do Concurso de Curtas-Metragens realizou-se no auditório da Junta de Freguesia de São Pedro da Cova, após a projeção dos melhores trabalhos produzidos em Fânzeres e São Pedro da Cova e um momento musical protagonizado por Bruno Ribeiro.

“Conseguimos despertar o interesse nacional neste concurso”
Ao Vivacidade, Pedro Barbosa, vogal do executivo da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, destaca “os 40 trabalhos entregues” na 1ª edição do Concurso de Curtas-Metragens. “Os trabalhos entregues ao júri são independentes, de coletividades locais e de instituições dedicadas ao ensino da sétima arte. Julgo que conseguimos despertar o interesse nacional neste concurso”, afirma o mentor da iniciativa.

Daniel Vieira, presidente da União das Freguesias, destaca a realização de “uma iniciativa inédita no concelho” e o “número significativo de trabalhos entregues”.

Segundo os representantes da organização, o Concurso de Curtas-Metragens – Fânzeres e São Pedro da Cova terá uma próxima edição.

“Ainda não elaboramos o orçamento para o próximo ano, mas queremos manter esta iniciativa. Um concurso de curtas-metragens só faz sentido se tiver continuidade”, conclui Daniel Vieira.

Curtas-metragens premiadas
1.º Classificado
: “A Minha Casinha”, de Maria Raquel Atalaia;
2.º Classificado: “Sentir os Ombros”, de Daniel e Dinis Leal Machado;
3.º Classificado: “Marta”, de Bernardo Gomes de Almeida;
Menções Honrosas: “Caminhos de S. Pedro”, “A Mina”, “As Fofoqueiras”, “O Terramoto” e “O Último Sobrevivente Mineiro”;

, , , ,