Academia Shotokan Karate-Do organizou II Torneio Inter-Escolas em Gondomar

Shotokan

Academia Shotokan Karate-Do tem cerca de 200 alunos

A Academia Shotokan Karate-Do organizou o II Torneio Inter-Escolas, no Colégio Madre Isabel Larrañaga, em Gondomar, no dia 22 de fevereiro. Na competição participaram vários colégios e associações do concelho.

A Associação Portuguesa de Clubes de Karate, o Centro de Bem Estar Infantil e Juvenil do Coração Jesus (CBE), o Colégio Paulo VI, o Externato de Santa Margarida, o Colégio Madre Isabel Larrañaga e o Clube de Caçadores de Gondomar (CCG) foram as instituições que participaram no II Torneio Inter-Escolas de Karate.
Rita Rodrigues (CBE), no escalão de infantis, e Pedro Oliveira (CCG), nos juvenis, obtiveram o primeiro lugar neste torneio que teve como objetivo principal a formação de crianças e jovens. Cristóvão Coutinho da Academia de Karate, explicou ao Vivacidade que “considerando que a maioria das competições Federativas e de outras que seguem o mesmo modelo, são demasiado institucionalizadas e por isso, não servem os interesses das crianças, nem correspondem às suas reais necessidades de desenvolvimento, a Academia decidiu implementar uma competição com um novo formato.” “Um formato que segue o modelo da ‘Champions League’”, acrescentou.

Shotokan torneio

Sete instituições participaram no II Torneio Inter-Escolas de Karate

As provas foram divididas em dois escalões etários, um dos 6 aos 10 anos (infantil) e outro dos 11 aos 14 anos (juvenil). No escalão infantil participaram 35 crianças, que foram divididas por sete grupos e no juvenil participaram 15 crianças, que foram divididas por três grupos. Em cada grupo foram apurados diretamente para a fase seguinte dois praticantes, sendo apurados também os dois melhores terceiros.
Cristóvão Coutinho promete nova edição para o próximo ano já que “os participantes evidenciaram muita satisfação com o modelo de prova e a organização também ficou satisfeita”.
A Academia Shotokan Karate-Do, organismo que agora faz parte da Associação de Desenvolvimento Desportivo Integrado e Orientado (ADDIO), desenvolve a prática de Karate, maioritariamente com crianças e jovens, tendo neste momento cerca de 200 alunos.

,