AFS procura famílias gondomarenses para acolher 98 estudantes estrangeiros

A família Araújo, do Porto, acolheu em 2013 uma estudante da Nova Zelândia/ Foto: Direitos Reservados

A família Araújo, do Porto, acolheu em 2013 uma estudante da Nova Zelândia/ Foto: Direitos Reservados

Todos os anos Portugal recebe estudantes do Ensino Secundário vindos de várias partes mundo, no âmbito de um Programa de intercâmbio promovido pela associação Intercultura-AFS Portugal. Ao todo, desde 2005, o concelho de Gondomar já acolheu 8 estudantes estrangeiros mas em setembro chegam mais 98 – de 25 países diferentes – e a AFS já procura acolhimento.

Atualmente cerca de 80 estudantes – entre os 15 aos 18 anos – de mais de 20 nacionalidades vivem em Portugal com uma família local. A propósito da celebração do dia da família, a 15 de maio, a Intercultura-AFS Portugal lança o apelo para que as famílias abram a sua casa a esta experiência de aprendizagem intercultural. A Tailândia e os Estados Unidos da América lideram a lista das nacionalidades dos estudantes estrangeiros acolhidos por famílias gondomarenses.

A coordenadora do Núcleo do Porto da AFS, Isabel Araújo, explica ao Vivacidade quais os requisitos para acolher um estangeiro. “Não existe nenhum requisito específico para se acolher um estudante e ser família de acolhimento AFS. A família AFS pode ser constituída por apenas um elemento, a mãe ou o pai, com ou sem filhos, não sendo necessário ter um quarto só para o estudante, pode ser partilhado com os irmãos de acolhimento. A responsabilidade de quem hospeda é de fornecer cama, comida e muito “amor” já que será um novo membro da família! O estudante AFS é ainda apoiado pela AFS Portugal no que se refere às despesas com os transportes, o material e o almoço escolar, o seguro médico, entre outros”, esclarece a coordenadora

Isabel Araújo espera poder desenvolver parcerias com as autarquias locais para a divulgação do programa de acolhimento e desafia os gondomarenses a saber mais no website e Facebook da AFS.

 

 

, , , , , , , , , ,