Alunos da EB 2,3 de Rio Tinto identificaram seres vivos no troço do rio

A saída de campo realizou-se no dia 6 de maio / Direitos Reservados

A saída de campo realizou-se no dia 6 de maio / Direitos Reservados

Cerca de duas dezenas de alunos e docentes da Escola EB 2,3 de Rio Tinto realizaram, no dia 6 de maio, uma saída de campo ao rio da cidade. A visita foi coordenada e orientada pela equipa do Projeto “Mil Escolas” – da qual a EB 2,3 é uma das vencedoras – e pela Águas do Douro e Paiva (AdDP), parceira do projeto.

A Escola EB 2,3 de Rio Tinto é uma das 10 escolas vencedoras do Projeto “Mil Escolas” 2013/15 e, por isso mesmo, realizou no dia 6 de maio, uma saída de campo ao rio Tinto para observar e identificar espécies de seres vivos

Previamente ao início da saída de campo, foi oferecido à escola o Kit Projeto Rios, um dos prémios do Concurso Projeto “Mil Escolas”. Nesta saída de campo tiveram oportunidade de participar ativamente três professores da escola, vinte alunos do 5.º ano, afetos ao projeto e, ainda, dois elementos da equipa do Projeto “Mil Escolas”.

No que respeita à observação da zona envolvente ao troço do rio Tinto em estudo foi possível identificar alguns seres vivos representativos do meio envolvente ao ecossistema ribeirinho, destacando-se alguns exemplos observados, nomeadamente ao nível da fauna. O pato-real macho, o melro, o pombo-torcaz, o pardal, a joaninha, a mosca, a aranha, o mosquito e a libelinha-azul foram alguns dos exemplos. Já na flora, os estudantes identificaram algumas papoilas, margaridas, rosas, adónis-de-itália, dedaleiras, dentes-de-leão, oliveiras, figueiras, eucaliptos, entre outros.

 

,