Alunos finalistas de Gondomar passearam de barco no Douro

Cerca de 900 crianças viajaram de barco / Foto: Ricardo Vieira Caldas

Cerca de 900 crianças viajaram de barco / Foto: Ricardo Vieira Caldas

A Câmara Municipal de Gondomar levou a efeito , no dia 5, 8 e 9 de setembro, a viagem de finalistas do 1.º ciclo do ensino básico dos alunos das escolas do concelho. A viagem de barco – de Gaia a Entre-os-Rios – teve como principal objetivo dar a conhecer os 36,5 km da frente fluvial do concelho para o rio Douro.

O Vivacidade acompanhou a viagem inaugural, a 5 de setembro, com cerca de 300 crianças. O percurso teve início no Cais de Gaia e a embarcação subiu o rio Douro até Entre-os-Rios, acompanhada pelas paisagens de Gondomar, Gaia e Castelo de Paiva. A primeira comitiva foi acompanhada pelo presidente do município, Marco Martins, assim como as vereadoras Aurora Vieira e Sandra Brandão e pelo presidente da Junta de Freguesia de Rio Tinto, Nuno Filipe e União das Freguesias da Foz do Sousa e Covelo, Isidro Sousa. Na viagem esteve também presente a representante da União das Freguesias de Fânzeres – São Pedro da Cova, Maria José Cardoso. Ao todo – nos três dias de viagens – foram 900 as crianças de Gondomar que viajaram de barco pelo Douro.
Aos jornalistas, o presidente do município explicou o porquê de a Câmara ter alterado a já habitual viagem de avião a Lisboa para a viagem de barco pelo rio Douro. “Decidimos alterar a viagem de finalistas para uma viagem de barco no rio Douro de forma a ligar mais as nossas crianças a Gondomar. Mais de 80% das crianças que hoje viajam neste barco são de Rio Tinto e Valbom e não sabiam que Gondomar era banhado pelo rio Douro e mais de 90% nunca tinham andado de barco”, sublinhou Marco Martins. “Conseguimos gastar 1/5 do que se gastava, alargar esta iniciativa às escolas privadas e proporcionar uma experiência diferente. O balanço que fazemos é claramente positivo”, acrescentou o presidente da Câmara. Já Aurora Vieira, mostrou-se “muito feliz” com o resultado de um projeto criado por si, o “projeto para os alunos da Geração D’Ouro.” “Queremos que os alunos de Gondomar usufruam das potencialidades do nosso concelho e acreditamos que esta viagem ficará marcada na memória deles. Sabíamos que haviam algumas condicionantes a melhorar, mas estamos sempre abertos a críticas para podermos melhorar e já estamos a trabalhar no próximo ano”, afirmou a vereadora.

No final da viagem, Marco Martins esclareceu que “a ideia é repetir este programa nos próximos anos.”

, , , , , , , , ,