André Pereira é campeão nacional de crosse curto

André Pereira - março 2016

O atleta disputou a liderança com Rui Silva / Foto: DR

André Pereira, 20 anos, gondomarense, conquistou a 27 de fevereiro o título de campeão nacional de crosse curto na prova disputada em Vila Nova de Famalicão.

“Uma alegria enorme”, é desta forma que André Pereira caracteriza a sua mais recente conquista no atletismo, desporto que pratica desde criança. O atleta natural de Gondomar, que representa as cores do SL Benfica, protagonizou a surpresa do dia na prova disputada em Vila Nova de Famalicão, a 27 de fevereiro, e sagrou-se campeão nacional de crosse curto. O ainda sub-23 bateu Rui Silva, atleta veterano do Sporting CP, num percurso com muita lama. André Pereira precisou de 12 minutos e 44 segundos para completar os quatro quilómetros da prova.

“O trabalho que tenho vindo a desenvolver está a ser bem feito. Este ano optei por mudar o meu treino e sinto que está a dar resultado porque tenho evoluído muito mais. Confesso que antes da prova nunca pensei conseguir o título porque estava a competir com o Rui Silva, nove vezes vencedor da prova, que é um ídolo para muitos atletas”, explica ao Vivacidade.

A prova ficou marcada pela chuva, condição que levou o atleta do Benfica a “repensar a estratégia da corrida”. “Foi uma prova de força e sinto que adaptei-me bem ao percurso”, refere.

Este é o primeiro título de André Pereira no escalão sénior. O atleta já tinha sido campeão nacional na categoria sub-23.

Quanto ao reconhecimento, o jovem gondomarense admite não estar preocupado e considera-se “conhecido pelos adversários”. “Já começo a ter nome no atletismo e os meus rivais olham para mim de outra forma. No entanto, ainda não tenho um patrocinador”, lamenta André Pereira.

O próximo objetivo do gondomarense é o Encontro Ibérico que irá realizar-se na Maia. André Pereira espera realizar uma “marca interessante” nos 10 quilómetros de distância.

O atleta passou pelos clubes Estrelas de Baguim, Alunos de Meirim e Casa SL Benfica de Paredes, antes da chegada à equipa de atletismo do SL Benfica. Em 2015, André Pereira marcou presença no Campeonato Europeu de Atletismo sub-23.

, ,