Artur Santos Silva participou nas Conferências de Gondomar

Artur Santos Silva foi o convidado das Conferências de Gondomar / Foto: Pedro Santos Ferreira

“O Porto culto do século XX: na cidadania, literatura e economia” foi o tema em debate na mais recente edição das Conferências de Gondomar. A iniciativa teve lugar no dia 16 de outubro, no Auditório Municipal de Gondomar, e contou com a presença de Artur Santos Silva.

A Comissão Organizadora das Conferências de Gondomar desafiou Artur Santos Silva, jurista e administrador, detentor de um currículo vasto e meritório, para discursar sobre o tema “O Porto culto do século XX: na cidadania, literatura e economia”. A iniciativa realizou-se no Auditório Municipal de Gondomar, perante meia casa, e ficou marcada por uma longa e assertiva análise ao passado, presente e futuro da cidade Invicta.

“O Porto teve, de facto, um papel muito relevante em muitos dos acontecimentos que nos conduziram ao fim da monarquia, lutou contra o regime de Salazar e cimentou-se como ponto estratégico cultural e de pensamento no final do século passado”, afirmou Artur Santos Silva. O convidado começou por traçar um perfil da cidade e das suas gentes, debruçou-se sobre o fim da monarquia, 1ª República, Estado Novo, 2ª República e finais do século passado.

“A cidade do Porto sempre teve uma grande independência, em geral, face ao poder político. No futuro, gostava que o Porto se reforça-se como cidade da Cultura, porque acredito que essa deve ser uma das marcas capaz de dar resposta a este enorme fluxo turístico”, acrescentou o convidado.

Antes do debate com alguns elementos do público, que se fizeram ouvir no fim da intervenção inicial, Artur Santos Silva deixou ainda patente que gostaria de ver nascer um museu da cidade do Porto e uma cinemateca portuense.

“É também necessário reforçar o protagonismo político do Norte”, concluiu o presidente do Conselho Geral da Universidade do Porto.

Sobrinho Simões será o próximo convidado
O médico e investigador português Sobrinho Simões é o próximo convidado das Conferências de Gondomar. O debate está agendado para as 21h15, no dia 15 de novembro, e será moderado por Rio Fernandes, no Auditório Municipal de Gondomar. A entrada é livre.

, ,