Assembleia Municipal aprova criação da Associação Parque das Serras do Porto

Assembleia Municipal de Gondomar - março 2016

A Assembleia Municipal aprovou a decisão a 29 de fevereiro / Foto: DR

A Assembleia Municipal reuniu-se a 29 de fevereiro para dar luz verde à criação da Associação de Municípios Parque das Serras do Porto. A proposta foi aprovada por unanimidade.

A Assembleia Municipal de Gondomar votou favoravelmente a proposta de criação da Associação de Municípios Parque das Serras do Porto (AMPSP), medida que dará origem ao desenvolvimento e criação do projeto intermunicipal “Pulmão Verde”.

“Este é apenas o primeiro passo”, referiu Marco Martins, presidente da Câmara Municipal de Gondomar, durante a sessão. “O que aqui vamos votar é o resultado do trabalho que envolveu até hoje dezenas de técnicos de três municípios”, disse, ainda, o edil, que fez questão de vincar que o Parque das Serras do Porto “é o primeiro projeto metropolitano do País classificado como PIN (projeto de interesse nacional)”.

A AMPSP tem como finalidade a criação e gestão do Parque das Serras do Porto, bem como a promoção ambiental, a valorização da natureza e da vida ao ar livre.

Em causa está a utilização sustentável do território, através das suas potencialidades naturais, nas serras de Santa Justa, Pias e Castiçais onde está incluída a área pertencente à Rede Natura 2000 (partilhadas pelos três municípios), mas também nas serras das Flores, Santa Iria e Banjas.

, ,